Nexos teóricos entre a pedagogia histórico-crítica e o enfoque histórico-cultural sobre a atividade de estudo
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17534Mots-clés :
Pedagogia histórico-crítica, Atividade de Estudo, Psicologia histórico-cultural, DavidovRésumé
Apresentam-se resultados de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica que teve como horizonte a incorporação das formulações teóricas sobre a atividade de estudo realizada por autores da psicologia histórico-cultural, notadamente por Davidov, como subsídio psicológico à teorização histórico-crítica sobre o ensino escolar. Argumenta-se que ambos sistemas conceituais guardam especificidades no tocante ao objeto e contexto de formulação mas convergem no que respeita aos fundamentos filosófico-metodológicos, e que a articulação entre eles permite avançar especialmente no âmbito da didática do ensino da idade escolar no contexto da pedagogia histórico-crítica.
Téléchargements
Références
DAVIDOV, V. V. Os problemas psicológicos do processo de aprendizagem dos estudantes. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C., G.C..; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019a. p. 171-174.
DAVIDOV, V. V. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C., G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019b. p. 215-234.
DAVIDOV, V. V. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019c. p. 249-266.
DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Progreso, 1988.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Pueblo y Educación, 1982.
DAVIDOV, V. V; MÁRKOVA, A. K. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. In: PUENTES, Roberto V.; CARDOSO, Cecilia, G.C..; AMORIM, Paula orgs. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V.V. Davidov e V.V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019, p. 191-214.
DUARTE, N. Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
DUARTE, N. Vigotski e o “Aprender a Aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados. 2011.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos – contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. 1. ed. Campinas: Autores associados, 2016.
LOMPSHER, J. A análise e a elaboração das exigências relacionadas à atividade de estudo. In: Teoria da atividade de estudo - contribuições do grupo de Berlim. DE MARCO, Fabiana Fiorezi; LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (orgs.). Bauru: Mireveja Editora, 2022. p. 75 – 93.
MALANCHEN. J. Cultura, conhecimento e currículo – contribuições da pedagogia Histórico-crítica. 1.ed. Campinas: Autores Associados, 2016.
MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30., 2007, Caxambu. Anais [...].Caxambu: Anped, 2007. CD-ROM.
MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.
MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 13-34.
OLIVEIRA, R. E. O estudo na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural à prática pedagógica histórico-crítica. 2023. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‒ Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2023.
PASQUALINI, J. C.; LAVOURA, T. N. A transmissão do conhecimento em debate: estaria a pedagogia histórico-crítica reabilitando o ensino tradicional? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020.
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Prefácio. In: Teoria da atividade de estudo:contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019. p. 19 - 28.
SANTOS, R. E. O. Contribuições à implementação da Pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos. Dissertação de mestrado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Arte - UNESP, 2019.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. Edição comemorativa.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 59-85.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano - novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).