A concepção histórico-crítica de currículo

entrevista com Dermeval Saviani

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823

Mots-clés :

Pedagogia histórico-crítica, Concepção curricular, Educação escolar

Résumé

Com o intuito de ampliar as possibilidades de entendimento acerca da concepção histórico-crítica de currículo, entrevistamos Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. A versão atual da entrevista, realizada no dia 09 de junho de 2014 em virtude dos estudos de doutoramento de Gama (2015), foi revisada e atualizada pelo entrevistado, tendo sido concluída em dezembro de 2022.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL. Autora dos artigos A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica (2014) na Revista Histedbr on-line; A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica (2015) na Revista Germinal: marxismo e educação em debate (2015) e A contribuição de Dermeval Saviani no campo da filosofia da educação: reflexões acerca do currículo (2016) na Revista Filosofia e Educação, juntamente com Cláudio de Lira Santos Júnior. Seus estudos enfocam o currículo, o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento e formação de professores nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase, no Trabalho pedagógico, Formação de Professores, Gestão escolar na Educação Infantil.

Références

FREITAS, L.C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GAMA, C.N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. História do tempo e tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-04

Comment citer

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A concepção histórico-crítica de currículo: entrevista com Dermeval Saviani . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17823, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17823. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.