A cultura afro-brasileira discutida em contextos não formais de educação

anotações sobre @uma_intelectual_diferentona

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17992

Mots-clés :

Cultura afro-brasileira, Educação não formal, Visualidade, Instagram

Résumé

Este artigo busca discutir o tratamento do tema da história e cultura afro-brasileira em contextos de educação não formal. Para isso, toma-se como fio condutor de nossa investigação um perfil da rede social Instagram, o da professora e pesquisadora Bárbara Carine Soares Pinheiro (@uma_intelectual_diferentona). A partir de uma metodologia bibliográfica, observa-se criticamente o lócus específico de uma rede social online e as possíveis relações dos jovens com a discussão sobre cultura afro-brasileira no espaço virtual. Além disso, avança-se para um percurso metodológico de cunho mais analítico, que versa sobre a conotação dos conteúdos visuais apresentados e orienta a percepção da construção visual do corpus abordado. Por fim, entende-se o perfil analisado como uma iniciativa que compõe uma nova perspectiva de relações pedagógicas não formais e um possível caminho para construir formas de ensinar sobre si e o outro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARROYO, Miguel G. Os jovens, seu direito a saber e o currículo. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2014. p. 156 – 205.

BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto Imagem e Som. Petrópolis: Vozes, 2007.

CORTELLA, Mário Sérgio; DIMENSTEIN, Gilberto. A Era da Curadoria: O que importa é saber o que importa! – Educação e Formação de Pessoas em Tempos Velozes. Campinas: Papirus 7 Mares, 2015.

EMMANUEL, Simone. Geração Z: Quem são e como se comportam os jovens nascidos na era digital. Rio de Janeiro: autopublicado, 2020.

FERREIRA, Vítor Sérgio. Youth Studies and Generations: Values, Practices and Discourses on Generations. Basel: MDPI, 2020.

IBRAHIM, Awad; STEINBERG, Shirley R. (Orgs.). Critical Youth Studies Reader. New York: Peter Lang Publishing, 2014.

LIMA, Maria da Conceição Silva; BONA, Viviane de (Orgs.). Processos de Aprendizagens e de Construção de Saberes nas Ações Coletivas. Recife: Editora Ufpe, 2020.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. 6.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1982.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15 – 40, abr. 2010.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto Imagem e Som. Petrópolis: Vozes, 2007.

RIVAS-DRAKE, Deborah, et al. “Ethnic-Racial Identity and Friendships in Early Adolescence”. Child Development, vol. 88, no 3, may de 2017, p. 710–24.

SALES, Lucas. ‘Racismo é estrutura que aprisiona pessoas negras’, diz Bárbara Carine. 2023. Disponível em: https://www.geledes.org.br/racismo-e-estrutura-que-aprisiona-pessoas-negras-diz-barbara-carine/. Acesso em: 11 dez. 2023.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro Edições Profissionais Ltda., 2016.

TWENGE, Jean. iGen: Por que as crianças superconectadas de hoje estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes e completamente despreparadas para vida adulta. São Paulo: Versos, 2018.

XYPAS, Rosiane et al.(Orgs.). Comunicação e interculturalidade: educação, novas tecnologias e linguagens. Recife: Editora UFPE, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-04

Comment citer

MILANO, Maria Eduarda Duca; BRACCHI, Daniela Nery. A cultura afro-brasileira discutida em contextos não formais de educação: anotações sobre @uma_intelectual_diferentona. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17992, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17992. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17992. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.