Modos de aprender e ensinar no período pandêmico

entre desafios e aprendizagens

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18010

Mots-clés :

Pandemia, Educação, Ruralidade, Desafios, Aprendizagens

Résumé

Pretende-se discutir sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelas(os) professoras(os) e disponibilizadas às(aos) estudantes das escolas de comunidades rurais, naquele contexto de aprender a ensinar em tempos de pandemia em comunidades rurais, do município de Alagoinhas, BA. O recorte de dados coletados faz parte do período de 2020/2021 com professores que ministraram aulas em comunidades rurais, de forma remota.  A coleta de dado foi feita a partir de entrevistas com grupo focal composto por sete profissionais da educação pública do município. Como base teórica para construção utilizamos: Isabel Solé (1998), Fernando Calderón e Manuel Castells (2021), Pereira (2008/2021), Santos (2010) e Freire (2002), além de outros. Ao analisar os dados, observa-se que os professores colaboradores da pesquisa demonstraram sempre seu esforço e força de vontade em aprender a ensinar com os novos desafios impostos pela pandemia, envolvidos com toda a situação e preocupação com as crianças e o processo de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aurea da Silva Pereira, UNEB

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II. Atua como professora do Colegiado de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, na Linha 2: Letramentos, Identidades e Formação de Educadores. Tem experiência na área Educação, Letramentos e Formação docente com ênfase nos seguintes temas: letramentos em comunidades rurais; narrativas e memórias (auto)biográficas; alfabetização e letramentos nas escolas; memórias e envelhecimento. Líder do grupo de pesquisa GPLIN- Grupo de Pesquisa Letramentos, identidades e narrativas. https://lattes.cnpq.br/6924681447108127 / https://orcid.org/0000-0001-8980-1709

Leila Beatriz Almeida Santos , Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Estudante do Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa – Colegiado de Letras, Língua Portuguesa – Departamento de Linguística, Literatura e Artes -UNEB. Foi bolsista de Iniciação Científica FAPESB (2020/2021) e bolsista CNPq/CAPES (2021/2022).

Références

ARROYO, Miguel. Escola, cidadania e participação no campo. Em Aberto. Brasília, INEP, v. 1, n. 9, p. 1-6, set. 1982.

BRASIL, [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRASIL, Senado Federal. Projeto de Lei n° 3477, de 2020. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleggetter/documento?dm=8916306&ts=1614199955281&disposition=inline. Acesso em: 06 de setembro de 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB nº 9/2000. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2000. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3231. Acesso em: 16 de junho 2021.

BAUER, Martin W. GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

CALDERÓN, Fernando; CASTELLS, Manuel. A nova América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 12. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

CEPAL. Estado de la banda ancha en América Latina y el Caribe 2017. Santiago: Cepal, 2018. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/43365/S1800083_es.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso: 14 de setembro de 2022.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2002.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

LEITE, Sergio Celani. Educação rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.

PEREIRA, Áurea da Silva. Educação rural em tempos de pandemia: a falta que escola me faz. In: KLEIMAN, Angela Bustos; SANTOS-MARQUES, Ivoneide; LEURQUIN (Org.). O Humanismo ético de Paulo Freire: impactos na configuação de estudos sobre linguagem e ensino. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

PEREIRA, Áurea da Silva. Percursos da oralidade e letramento na comunidade rural de Saquinho, município de Inhambupe, BA. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporaneidade, Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paulo. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-10

Comment citer

PEREIRA, Aurea da Silva; SANTOS , Leila Beatriz Almeida. Modos de aprender e ensinar no período pandêmico: entre desafios e aprendizagens. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18010, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18010. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Articles similaires

<< < 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.