A leitura no ensino de Ciências

o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18249

Mots-clés :

Leitura, Ensino de Ciências, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Résumé

A presente pesquisa buscou discutir sobre as contribuições da leitura de textos no ensino de Ciências, embasadas nas experiências de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, este estudo apresentou uma abordagem qualitativa e se definiu como uma pesquisa do tipo Pesquisa-formação. Além disso, na análise das entrevistas realizadas com os professores, sujeitos da pesquisa, utilizaram-se os procedimentos da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram que a leitura de textos, no ensino de Ciências, consistiu num elemento favorável para a aprendizagem dos conhecimentos científicos, bem como para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita para as crianças.

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Bibliographies de l'auteur-e

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sendo integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela UFAL. Atualmente, é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática; organização da prática pedagógica, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas lotado no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Ensino de Ciências nos Anos Iniciais, Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Ciências na Educação Infantil. Atua nos programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e no Doutorado em Ensino (Rede RENOEN). Pesquisador e coordenador de projetos junto ao Núcleo de Execelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL).

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Publié-e

2024-12-23

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SILVA, Tamiris de Almeida; SEDANO, Luciana; FIREMAN, Elton Casado. A leitura no ensino de Ciências: o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental?. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18249, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18249. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18249. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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