A GESTÃO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs-es

  • Givanildo da Silva UFAL
  • Eva Pauliana da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p01

Mots-clés :

Avaliação da aprendizagem, Gestão Escolar, Equipe Gestora.

Résumé

O presente artigo se constitui em uma análise sobre a concepção de avaliação da aprendizagem de uma equipe gestora numa escola de ensino fundamental da rede pública municipal inserida no interior do Estado de Alagoas, no município de Messias. Este trabalho se concretizou a partir dos estudos bibliográficos discutidos na disciplina “Avaliação da Aprendizagem no contexto da educação presencial e a distância fundamentada no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação” no PPGE/UFAL. O objetivo que orientou a pesquisa foi apresentar a visão da equipe gestora sobre a avaliação da aprendizagem no contexto educacional. O questionamento da pesquisa foi o seguinte: “como a equipe gestora compreende e vivencia a avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar?”. A abordagem utilizada foi a  qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada  o principal instrumento para entender a visão dos gestores. Os entrevistados foram dois coordenadores de turno diferentes e o diretor da instituição. O referencial teórico utilizado parte dos estudos de Luckesi (2011), Libâneo (2004), Grillo (2000), Freitas (2000), entre outros. Constatou-se pela presente pesquisa que a concepção de avaliação vista pelos gestores está num paradigma de avaliação processual, em que evidencia-se o processo de todas as práticas para uma aprendizagem significativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Givanildo da Silva, UFAL

Doutorando em Educação PPGE - UFPB

Mestre em Educação PPGE - UFAL

Pedagogo

Eva Pauliana da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação PPGE - UFAL

Pedagoga

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora da Universidade Federal de Alagoas

Téléchargements

Publié-e

2017-04-16

Comment citer

SILVA, Givanildo da; GOMES, Eva Pauliana da Silva; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A GESTÃO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 01, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1838. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.