DESAFIOS DE ENSINO DE QUALIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p222Mots-clés :
Ensino de qualidade. Contexto da prática. Significados de qualidade.Résumé
Este trabalho discute os desafios docentes na busca pela qualidade do ensino, buscando a compreensão dos diferentes sentidos construídos pelos professores em torno do significado de qualidade. A pesquisa foi realizada com professores do ensino básico da cidade de Mossoró-RN. Como referência utilizamos a ideia de ressignificação de qualidade proposta por Lopes (2012), Santos e Oliveira (2016), em diálogos com Laclau (2011) e em contraposição com as perspectivas de qualidade idealizada por Paro (2007) e Teixeira (2012). A partir da análise das falas de cinco professores, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos curriculares utilizados na escola que defendem algumas perspectivas de qualidade, consideramos que o constituinte ‘ensino de qualidade’ assume diversos significados que envolvem influências e negociações de sentidos, construídos conforme os embates, interesses e lutas no contexto da prática. Entender as diferentes possibilidades de ensino de qualidade contribui para desmistificar uma ideia unitária do fenômeno, percebendo construções contextuais da escola, em busca de hegemonização de sentidos que satisfazem, mesmo que provisoriamente e em constante tensão, os interesses ali localizados.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).