O QUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Auteurs-es

  • Cintia Gomes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Andréa Giordanna Araujo da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p107

Mots-clés :

Ensino de História, índios do Nordeste, Ensino Fundamental

Résumé

Este artigo se constitui das análises das dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas com o propósito de abordar a História dos povos indígenas da região Nordeste do Brasil (2008-2015). Tem como objetivo identificar as temáticas que podem ser objeto de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram feitas pesquisas em sites de Programas de Pós-Graduação em Educação e em História das universidades federais dos estados da região nordeste, nos quais foram encontradas quatro dissertações de mestrado e duas teses de doutorado que abordam a temática objeto deste estudo. Por meio do exame dos textos acadêmicos, identificamos seis temáticas: rituais, memória (como recurso pedagógico), conflitos por territórios, luta por direitos políticos, as resistências dos índios na preservação de sua identidade e o uso da mão-de-obra indígena para o desenvolvimento das sociedades coloniais do nordeste, que podem ser objeto de estudo com os estudantes: crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cintia Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Andréa Giordanna Araujo da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-20

Comment citer

DA SILVA, Cintia Gomes; ARAUJO DA SILVA, Andréa Giordanna. O QUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 107, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p107. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3472. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.