(Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376

Mots-clés :

Educação. Campo acadêmico. Espaço acadêmico específico. Brasil. Portugal.

Résumé

A tese aqui apresentada situa-se no contexto da preocupação de refletir sobre questões em torno do campo acadêmico, que tem levado os pesquisadores a um movimento de autorreflexão. A partir de um quadro conceptual bourdieusiano, o espaço acadêmico específico da Educação foi objetivado, tendo em vista as experiências brasileira e portuguesa. Trata-se, pois, de uma investigação empreendida no âmbito da Sociologia da Educação, que se vale de métodos mistos e da análise comparada, com vistas a compreender os processos de autonomização que possibilitaram a construção de um espaço próprio de desenvolvimento da área da Educação nestes países. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Camila Ferreira da Silva, Universidade Nova de Lisboa (UNL)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Pesquisadora da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED/UNL).

Références

ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R. (Eds.). Investigar em educação: Desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Caparica: UIED/FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2010.

BITTAR, M. A pesquisa em Educação no Brasil e a constituição do campo científico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.3-22, 2009.

BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Editorial Presença, 1996.

______. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2008.

______. Homo Academicus. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011.

CAMPOS, B. P. As Ciências da Educação em Portugal. Inovação, 6,11-28, 1993.

CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 4th. ed. Boston: Pearson Education, 2012.

ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

ESTRELA, A. O tempo e o lugar das Ciências da Educação. Porto: Porto Editora e SPCE, 1999.

FURLONG, J.; LAWN, M. (EDT.).. Disciplines of education: Their role in the future of education research. Abingdon, Oxon: Routledge, 2011.

GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 1, p. 1-47, 1971.

HEY, A. P. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a educação superior no Brasil. São Carlos: EDUFSCar, 2008.

MICELI, S. Bourdieu e a renovação da sociologia contemporânea da cultura. Tempo Social USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 63-79, 2003.

NISBET, J. How it all began: educational research 1880–1930. Scottish Educational Review, 31(1), 3–9, 1999.

NÓVOA, A. (1991). As Ciências da Educação e os processos de mudança. In: A. NÓVOA; A.; CAMPOS, B.; PONTE, J. P.; SANTOS, B. (orgs.). Ciências da Educação e Mudança. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991. p. 17-67.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-31

Comment citer

SILVA, Camila Ferreira da. (Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 373–376, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4292. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dissertações e Teses

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.