Representações sociais sobre “ser professor de química”: a formação inicial em foco

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p329-355

Mots-clés :

Formação inicial de professores. Ensino de química. Conhecimento consensual.

Résumé

O objetivo deste estudo foi investigar as possíveis representações sociais compartilhadas por licenciandos do primeiro e último ano de um curso de Química de uma Universidade Estadual paranaense sobre o “Ser professor de Química”. Foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras, analisado a partir da Abordagem estruturalista e da Análise de Conteúdo. As representações dos ingressantes tenderam a uma visão mais simplista do ser professor, relacionada ao saber do conteúdo, ao saber ensinar, a experimentação realizada para comprovar teorias, a ter didática, coragem e determinação. Entre os concluintes, a formação inicial tem, de alguma forma, contribuído para que as representações sejam transformadas para patamares mais significativos como a visão do professor mediador, a didática compreendida a partir de diferentes contextos e a concepção do professor reflexivo.    

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Tânia do Carmo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda no Programa de Pós-graduaçaõ em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM)

Mestra em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática (UEM)

Especialista em Docência no Ensino Superior e Inspeção Escolar (Cândido Mendes)

Graduada em Química (Bacharel e Licenciatura) (UEM)

 

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus Goioerê

Professor Adjunto do Departamento de Ciências (DCI) da Universidade Estadual de Maringá.

Professor no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM).

Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Represnetações Sociais (CIENCIAR)

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus Maringá

Professora Adjunta do Departamento de Química (DQI) da Universidade Estadual de Maringá.

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM).

Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Química – Grupo de Investigação em Educação para a Ciência (GIEDUC).

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2018-08-31

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CARMO, Tânia do; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Representações sociais sobre “ser professor de química”: a formação inicial em foco. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 329–355, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p329-355. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4903. Acesso em: 21 nov. 2024.

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