Política de racionalização do livro didático na escola: mecanismos de aquisição, conservação e devolução à escola

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p124-140

Mots-clés :

Racionalização, Livro Didático, Conservação, Escola Primária Completa Guebo

Résumé

O presente artigo, de forma quali-quantitativa, aborda a política de gestão e organização do livro didático na Escola Primária Completa-Guebo (EPC-Guebo). No seu desenvolvimento, procuramos trazer os mecanismos utilizados na escola em referência, para a aquisição, distribuição e conservação do livro. Os resultados da pesquisa ação revelam que há fragilidade no controle dos livros distribuídos, onde alguns alunos não devolvem o material para ser útil para outros alunos nos anos seguintes, visto que a reposição não é feita na totalidade, o que de certa forma acaba tornando o material insuficiente. São neste texto apresentadas opiniões dos pais e encarregados de educação e professores da EPC-Guebo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Benedito Maurício Sapane, Universidade Pedagógica (UP – Moçambique)

Departamento de Ciências da Educação, Universidade Pedagógica de Moçambique. Área de Pedagogia Geral

Références

CARNEIRO, M H da S, SANTOS W L P dos Mol, G de S. Livro Didáctico Inovador e Professores: uma tensão a ser vencida. Unijui editora, São paulo. 2005.

CORRÊA ,Teixeira Lydia Rosa. O livro Escolar como Fonte de Pesquisa em História da Educação. Cadernos cedes, Unicamp, São paulo. 2000.

FERNANDES, A.T.C. Livro Didáctico em Dimensões Materiais e Simbólicas: Educação e pesquisa enquanto promotor da transversalidade. UNIFIEO, São Paulo. 2004.

LOJALO, Marisa. Livro Didáctico: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasilia, DF, Brasil. 1996.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade de Ensino: a contribuição dos pais. Editora Xamâ, São Paulo. 2000.

SILVA Ezequiel Teodoro. Livro Didáctico: coritual de passagem. Em aberto, Brasília, DF, Brasil. 1996.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-31

Comment citer

SAPANE, Benedito Maurício. Política de racionalização do livro didático na escola: mecanismos de aquisição, conservação e devolução à escola. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 124–140, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p124-140. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5181. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

Articles similaires

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.