Trabalhando quadriláteros em smartphones: alunos de uma escola pública descobrindo e produzindo propriedades

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p164-190

Mots-clés :

Dispositivos móveis, FreeGeo, Toques em tela, Quadriláteros.

Résumé

Dispositivos móveis podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem. O artigo ilustra respostas de alunos e suscita, a partir delas, reflexões sobre descobertas geométricas produzidas por estudantes em atividades com o FreeGeo. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma do Ensino Médio, e as atividades visavam ao aprendizado de quadriláteros com foco na identificação, na conceituação e na análise de propriedades. Foram usadas como forma de coleta de dados: respostas para as tarefas, registros escritos dos pesquisadores, observações e conversas ao longo das aulas. Ações como mexer, mover e aumentar foram evidenciadas na análise e podem passar a compor um novo vocabulário dos sujeitos e das atividades sobre quadriláteros com dispositivos móveis de geometria dinâmica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Elen Roza da Conceição Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Licenciada em Matemática

Téléchargements

Publié-e

2018-12-21

Comment citer

BAIRRAL, Marcelo Almeida; SILVA, Elen Roza da Conceição. Trabalhando quadriláteros em smartphones: alunos de uma escola pública descobrindo e produzindo propriedades. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 164–190, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p164-190. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5310. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Articles similaires

1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.