Retalhos de experiências exitosas em Educação Profissional e Tecnológica

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p564-585

Mots-clés :

Interdisciplinaridade, Sustentabilidade, Práticas pedagógicas, Educação integrada, Educação Profissional e Técnica de Nível Médio.

Résumé

Este artigo relata experiências exitosas de ensino-aprendizagem, no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a partir de práticas pedagógicas interdisciplinares. A discussão acontece no âmbito dos trabalhos desenvolvidos, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), por alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Araquari, num evento satélite conhecido como Painel de Integração de Conhecimentos (PIC). Como exemplo, será discutido o processo de desenvolvimento de um protótipo de piso térmico, construído com materiais reciclados. Nesse caso, o objetivo foi estudar condições favoráveis a promoção de conforto térmico para leitões. A proposta tecnológica desenvolvida pelos alunos é apresentada como uma estratégia didática, tendo em vista a transformação da escola em ambiente de criação de ferramentas de trabalho, possibilitando interações com a natureza capazes de promover resultados favoráveis aos indivíduos e à sociedade.

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Leandro Marcos Salgado Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Formação em Física, com ênfase em Física da matéria condensada. Com atuação principalmente nos seguintes temas: física de plasma, tratamento de materiais, descarga com barreira dielétrica, reator de plasma com geometria planar operado em pressão atmosférica. Mestrado e doutorado em Ciências, com ênfase em supercondutores e materiais de baixa dimensionalidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novos materiais e estudo de suas propriedades físicas e estruturais. Atualmente professor de Física do IFC, campus Araquari.

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Doutorado em Educação pela UNIMEP (Capes 5). Doutoramento Intercalar em História da Educação na Universidade de Lisboa, Mestre em Teologia e História pelo IEPG da Escola Superior de Teologia (Capes 7). Graduação em Pedagogia pela Univille (2005) e graduação em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor do Programa de Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica/IFC. Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense, campus Araquari. Coordenador Geral de Programas e Políticas de Ensino (Pró-reitoria de Ensino) do Instituto Federal Catarinense Participa dos grupos de Pesquisa: Educação e Protestantismo - GPEP (UNIMEP-SP); Saberes, Fazeres e Discursos da Docência (IFC); Observatório social: culturas, linguagens e subjetividades (IFC). Desenvolve Pesquisa em História das instituições escolares; História e Política da Educação Profissional e Tecnológica. História, Filosofia e Política da Educação na Primeira República; História e Teologia do Protestantismo no Brasil.

Filipe Pereira Faria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Araquari-SC, no qual ministra a disciplina de Física junto aos cursos Técnicos Integrados ao ensino Médio e as disciplinas de Física Geral (I, II e III) junto ao curso de Licenciatura em Química. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (FC/Unesp - Campus de Bauru). Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP - Campus de P. Prudente) e Mestre em Educação para a Ciência (FC/Unesp - Campus de Bauru). Tem experiência no ensino de Física e outras disciplinas científicas para estudantes de nível fundamental, médio e superior. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências com ênfase no Ensino de Física e Química, principalmente nos seguintes temas: Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências, Epistemologia, Formação inicial e continuada de professores e Experimentação para o Ensino de Ciências. 

Michel Luís Rohr, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

É estudante do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio no Instituto Federal Catarinense - IFC, no campus Araquari. Bolsista de Iniciação científica de nível médio do IFC. Possui ensino-fundamental-(primeiro-grau) pela Escola Selma Teixeira Graboski (2016).

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Publié-e

2019-08-31

Comment citer

ALVES, Leandro Marcos Salgado; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro; FARIA, Filipe Pereira; ROHR, Michel Luís. Retalhos de experiências exitosas em Educação Profissional e Tecnológica. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 564–585, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p564-585. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6910. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Rubrique

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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