Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência no Brasil: construindo pontes entre discursos políticos e discursos teórico-curriculares
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp514-535Mots-clés :
Educação inclusiva. Pessoas com deficiência. Discursos e práticas curriculares.Résumé
A educação inclusiva da pessoa com deficiência no Brasil, embora se reconheça existir atenção política para esta problemática desde pelo menos a constituição de 1988, parece estar ainda longe de ser alcançada. Tem-se claro que a concretização da educação inclusiva requer a adoção de práticas curriculares flexíveis e diferenciadas que assegurem que todos os alunos possam conviver e aprender juntos. É neste âmbito que se situa o estudo que neste artigo se dá conta, cujo objetivo foi analisar proposições políticas e curriculares sobre Educação inclusiva no Brasil, problematizando possibilidades de concretização. Recorreu-se a análise documental da legislação brasileira e a artigos, com foco em práticas curriculares de inclusão, publicados na plataforma Scielo. Os resultados apontam para pontes ténues entre o discurso legal e discursos acadêmicos sobre práticas curriculares inclusivas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).