Práticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em escolas públicas do Acre

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp408-430

Parole chiave:

Racismo e educação. Currículo e relações raciais. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Abstract

Esse trabalho originou-se de uma pesquisa que indagava como as escolas da rede pública de Rio Branco-AC têm incluído o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (EHCAA) em suas práticas. O estudo utilizou-se da abordagem qualitativa e teve como técnicas a pesquisa documental e a realização de grupos focais com professores e gestores de quatro escolas. Os resultados evidenciaram como as escolas se posicionam em relação ao EHCAA, e demonstraram o empenho de muitos desses agentes em cumprir as determinações, por mais que isto, às vezes, ocorra de forma pouco sistematizada ou que expresse a leitura pessoal que fazem sobre o EHCAA. Usando argumentos como o de que esse era “um trabalho que a escola já fazia”, alguns dos colaboradores da pesquisa consideram que não seria necessário se instituir a Lei 10.639. Daí porque suas práticas com relação ao ensino da História da África e dos Afro-Brasileiros pouco se modificaram a partir da instituição da Lei e com as orientações oriundas das suas Diretrizes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Andrio Alves Gatinho, Universidade Federal do Acre (UFAC) Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor da Universidade Federal do Pará (exercício provisório) exercendo atividade de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Licenciatura desta IFES. Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Pesquisador de Políticas Educacionais, Curriculares e de Ações Afirmativas (Relações Étnico-Raciais e Educação). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Desigualdades ? LEPED. Tem experiência na coordenação, elaboração e assessoramento de projetos pedagógicos de educação dos diversos níveis e modalidades da educação. Avaliador de Cursos de Graduação (INEP/MEC). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino, orientação e assessoria/consultoria nos seguintes temas: Educação e Desigualdades; Políticas Educacionais; Currículo; Políticas e Práticas Curriculares; Formação de Professores para a Educação Básica; Educação das Relações Étnico­-raciais. 

Pubblicato

2020-12-10

Come citare

GATINHO, Andrio Alves. Práticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em escolas públicas do Acre. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 408–430, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp408-430. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10109. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Articoli simili

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.