Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602

Parole chiave:

Formação docente, Situações Didáticas, Campo Conceitual Multiplicativo

Abstract

A Teoria das Situações Didáticas (TSD) propõe a interação entre professor, alunos e o saber matemático, em um meio planejado pelo primeiro, para que os outros possam elaborar autonomamente os conhecimentos. Com base nesta premissa, este artigo objetiva analisar a implementação e as reflexões realizadas pela professora acerca da TSD como fundamento de sua prática pedagógica, ao abordar o campo conceitual multiplicativo. Para tal, foi realizada formação com uma professora do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tal formação teve como suporte a TSD. Foram realizados três ciclos de acompanhamento. Cada ciclo foi composto por planejamento, observação e sessão reflexiva. A professora compreendeu os elementos da TSD, entretanto, não implicou ainda em sua prática de sala. Há dificuldades no processo de devolução e institucionalização do conhecimento estudado. Nota-se, no entanto, a valorização de variadas situações do campo multiplicativo com o uso da representação numérica dominante.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2021-06-26

Come citare

BATISTA, Paulo César da Silva; BARRETO, Marcilia Chagas; DE SOUSA, Ana Cláudia Gouveia. Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 577–602, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10606. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.