OS PRIMEIROS CONTATOS: ROMPENDO O MODELO DA QUEIXA ESCOLAR

Autori

  • Antonio Richard Carias
  • Adinete Sousa da Costa Mezzalira
  • Raquel Souza Lobo Guzzo

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p01

Parole chiave:

educação fundamental, psicólogo escolar, encaminhamento escolar.

Abstract

O psicólogo escolar ao atuar sob uma perspectiva crítica e preventiva precisa investigar quais são os paradigmas dominantes utilizados na escola que enquadram os alunos a modelos que ditam como devem se portar dentro destas instituições. Pesquisar quais são as ações que são aceitas ou não pela escola desvela qual é a ideologia dominante que tem regido toda a prática e o olhar do educador diante da criança ou do adolescente. Diante disso, a presente pesquisa a partir da análise de 177 registros denominados “Primeiros Contatos” de duas instituições municipais de ensino fundamental, no período de 2004 a 2012, permitiu-nos verificar: o “padrão de comportamento” que conduz a escola a identificar as crianças e adolescentes intitulados “alunos problema” e o discurso presente nestes encaminhamentos. As informações obtidas foram analisadas e interpretadas conforme a unidades de sentidos e as categorias encontradas foram as seguintes: dificuldade de aprendizagem e linguagem; dificuldade nas relações sociais; dificuldade em seguir regras e limites, violência sexual, física e psicológica; crianças e/ou adolescentes com necessidades especiais; negligência familiar; falta escolar; situação de vulnerabilidade; conflito familiar; problema de saúde; adoção; sexualidade; dificuldade financeira; e, mentiras e manipulação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2016-08-22

Come citare

CARIAS, Antonio Richard; MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa; GUZZO, Raquel Souza Lobo. OS PRIMEIROS CONTATOS: ROMPENDO O MODELO DA QUEIXA ESCOLAR. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 01, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n15p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1085. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.