Aprendizagem baseada em projetos

possibilidades para a educação em saúde no contexto escolar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p453-464

Parole chiave:

Educação em saúde, Aprendizagem baseada em projetos, Ensino-aprendizagem

Abstract

Esse estudo investiga as contribuições da aprendizagem baseada em projetos para o processo de ensino-aprendizagem da educação em saúde no contexto escolar. Considerou-se um projeto interdisciplinar desenvolvido coletivamente por docentes das disciplinas de Ciências, Educação Física e Língua Portuguesa, durante os segundo e terceiro trimestres do ano letivo de 2018, com escolares do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram que o projeto foi desenvolvido a partir de discussões coletivas, considerando a realidade e especificidades do contexto escolar. As ações foram idealizadas e desenvolvidas de forma interdisciplinar e proporcionaram práticas pedagógicas em saúde planejadas e articuladas ao currículo, assim como a participação dos familiares nas atividades escolares pertinentes ao projeto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Educação Física, é Especialista em Atividade Física e Saúde, Mestra em Educação Física e Doutora em Educação em Ciências, Química da vida e Saúde. É integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES (UNIPAMPA). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Ciências Biológicas, é Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade. Mestranda em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM).

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Educação Física, é Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra e Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Professora pesquisadora do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM).

 

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, U. F. Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014. 120p.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. 159p.

BRASIL. Painel indicadores do SUS nº 6 - Temático promoção da saúde. Ministério da Saúde: Organização Pan-Americana da Saúde: 1-62 p. 2009.

CARDOSO, V.; REIS, A. P. D.; IERVOLINO, S. A. Escolas Promotoras de Saúde. Revista Brasileira de Crescimento Desenvolvimento Humano, v. 18, n. 2, p. 107-115, 2008.

CARTA DE OTTAWA. 1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Canadá, 1986.

CARVALHO, F. F. B. D. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis - Revista de Saúde Coletiva, v. 25, n. 4, p. 1207-1227, 2015.

CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C. D.; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 829-840, 2014.

FARIAS, P. D. S.; ATAÍDE, M. D. C.; FREITAS, L. M. Metodologia de Projetos nas teses e dissertações em Ensino de Biologia (2005-2014). In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1917-1.pdf. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra [recurso eletrônico], 2013.

GUIMARÃES, R. D. F.; LANGER, R. D.; GUERRA-JÚNIOR, G.; GONÇALVES, E. M. Efetividade de programas de intervenção escolar para reduzir fatores de risco à saúde em adolescentes: uma revisão sistemática. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum, 17, n. 4, p. 485-495, 2015.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caledoscópio. Porto Alegre: Penso [livro eletrônico], 2017.

ILHA, P. V.; GRAUP, S.; KRUG, M. D. R.; MOLIN, V. T. S. D.; SOARES, F. A. A. Learning by collaborative projects in context: Contributions for the practice of teaching. Acta Scientiae, v. 19, n. 6, p. 958-976, 2017.

MACIEL, M. E. D. Educação em Saúde: Conceitos e propósitos. Cogitare Enfermagem, v. 14, n. 4, p. 773-776, 2009.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. D. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares Ensino, Saúde e Ambiente, v. 6, n. 3, p. 21-38, 2013.

MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. 2002. 410 (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

OLIVEIRA, R. G.; BUENO, S. M. V. Processos educativos transformadores no contexto da saúde: uma proposta metodológica para pesquisa-ação. In: 5º Congresso Ibero-America de Investigação Qualitativa, 2016. Atas CIAIQ2016 - Investigação Qualitativa em Saúde, p. 674-689. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/809/795. Acesso em: 05/05/2020

PINHEIRO, L. M. Pedagogia de Projetos. Rio de Janeiro: Clube de Autores [livro eletrônico], 2016. 110p.

SALCI, M. A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm, v. 22, n. 1, p. 224-30, 2013.

SANTOS, A. A. D.; TEODORO, A.; QUEIROZ, S. Educação em saúde: um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal (2000-2013). Revista Lusófona de Educação, v. 33, p. 9-22, 2016.

SOUSA, M. C. D.; GUIMARÃES, A. P. M.; AMANTES, A. A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, p. 129-153, 2019.

VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da Educação em Saúde em publicações da área de Educação em Ciências. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0617-1.pdf. Acesso em: 08/09/2018.

VENTURI, T.; PEDROSO, I.; MOHR, A. Educação em Saúde na escola a partir de uma perspectiva pedagógica: discussões acerca da formação de professores. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL). 2013. Disponível em: http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/comunicacao/13437_130_Tiago_Venturi.pdf. Acesso em: Acesso 02/04/2019.

Pubblicato

2021-11-30

Come citare

MENEZES, Karla Mendonça; CANDITO, Vanessa; RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Aprendizagem baseada em projetos: possibilidades para a educação em saúde no contexto escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 453–464, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p453-464. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11356. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.