Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926

Parole chiave:

educação, educação a distância, prática docente

Abstract

Considerando-se a pandemia do Covid-19 torna-se emergente a necessidade de novos desenhos do processo de trabalho docente para o formato remoto através da intensificação na utilização das tecnologias da informação e comunicação. O presente artigo tem como objetivo mapear os principais problemas apontados pelos professores, no tocante à utilização das ferramentas digitais para a vivência da docência, durante o período de trabalho remoto na pandemia do Covid-19. A base conceitual que baliza o estudo aborda as três dimensões da limitação digital: a limitação de acesso, a limitação cognitivo-informacional e a limitação comportamental. Para isso, procedeu-se uma pesquisa diagnóstico, exploratória e qualitativa, através de entrevistas com professores pesquisadores na área da educação a distância. A partir da análise dos registros das entrevistas, foram identificadas noventa limitações digitais, que foram organizadas conforme as três dimensões da limitação digital. Por fim, a partir da discussão dos resultados, o estudo propõe um modelo teórico, em que são apresentados os desdobramentos de cada uma das três dimensões das limitações digitais analisadas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui formação em Mestrado Acadêmico em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2020). MBA em Gestão estratégica de Negócios, pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019); Aperfeiçoamento no curso Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (2019); Aperfeiçoamento no curso Como ensinar a distância, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020) e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Atualmente é Doutorando em Admnistração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enquanto experiência profissional, trabalhou em: Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Universidade Católica de Pelotas - UCPel; Instituto Federal Sul-Riograndense; e Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atualmente é Gestor de Inovação e Tecnologia na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, educação a distância, empreendedorismo, inovação, gestão estratégica, processos gerenciais e administração da produção.

Tanise Paula Novello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em Educação Ambiental pela mesma Instituição (2011). Também é professora da FURG vinculada ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e membro da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) atuando junto a formação de professores e tutores.É professora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância e educação matemática. 

Pubblicato

2021-06-26

Come citare

PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; NOVELLO, Tanise Paula. Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 902–926, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11732. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Articoli simili

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.