Pedagogia da resistência

implicações teórico-práticas sob a ótica freireana

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp100-124

Parole chiave:

Pedagogia da Resistênci, Estudantes da EJA, Escolas, Narrativas

Abstract

No presente artigo, evidenciamos as contribuições das leituras de Freire (1975, 1979, 1992, 2005) e Honneth (2009, 2018) que fizeram parte da nossa trajetória profissional. Ressalta-se que nos percursos que vivemos em momentos distintos, na condição de professores/as, pesquisadores/as da Educação, tivemos a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas inovadoras, grande parte, com base no legado bibliográfico de Paulo Freire, que nos possibilitou/possibilita valorizar a relevância da ação político-pedagógica nas escolas. Trazemos o recorte de uma pesquisa realizada em quatro escolas públicas de Alagoas, investigação inserida no Observatório Alagoano de Leitura na EJA, que nos conduziram a constatar que as escolas se configuram como espaçotempo de exercício de autonomia, de estudantes e professores, apropriando-se da realidade. Inspirados ainda em Freire (1979) reafirmamos o compromisso com a Educação como prática da liberdade. Nesse contexto, a palavra é compreendida como “força de transformação do mundo”. Assim, podemos pensar com Freire (2005) e Honneth (2009; 2018) nas formas de engajamento e luta que evocam processos de humanização e libertação frente aos contextos de profunda coisificação e consequente esquecimento do reconhecimento subjetivo e social.

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Biografie autore

Marinaide Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Porto - Portugal e Doutorado em Linguística. Professora do Curso de Mestrado em Educação Brasileira e da graduação em Pedagogia do Centro de Educação - Universidade Federal de Alagoas.

Anderson Menezes, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal - Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas do Curso de Pedagogia e do Mestrado e Doutorado em Educação do PPGE/Cedu/Ufal

Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas - Cedu/Ufal. Doutora pelo Programa de Pós Graduação Cedu-Ufal, Possui Mestrado em Educação – Cedu-Ufal (2009), graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Formação de Professores da EJA - Cedu/Ufal (2006). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidades. Vinculada ao grupo de pesquisas Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufal.

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Pubblicato

2021-09-29

Come citare

FREITAS, Marinaide; MENEZES, Anderson; CAVALCANTE, Valéria Campos. Pedagogia da resistência: implicações teórico-práticas sob a ótica freireana. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 100–124, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp100-124. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12112. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

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