A escola e o ensino de leitura em tempos de fake news
uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p154-173Parole chiave:
Escola, Práticas de leitura, Fake NewsAbstract
Apresenta uma proposta metodológica de leitura voltada ao 5º ano do Ensino Fundamental e traz como objetivo principal evidenciar o papel da escola frente ao combate às fake news. Fundamenta-se em uma perspectiva crítica de leitura (SILVA, 1998, 2008) e problematiza o fenômeno das notícias falsas (PIETROBON, 2020); CHRISTOFOLETTI (2018), entre outros. Propõe a leitura de duas charges a partir de sua estrutura composicional, conteúdo e estilo de linguagem (BAKHTIN, 2000) com enfoque nas habilidades propostas pela Base nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui que ensinar a ler de forma crítica - um dos papéis sociais da escola - é lutar contra a barbárie, a mentira e a disseminação do ódio, presentes na sociedade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Márcia. Percurso da leitura. In: ABREU, Márcia (Organizadora). Leitura, história e história da leitura. São Paulo: Fapesp, 1999.
ALMEIDA, Rubens Queiroz de. O leitor Navegador (I). In: A leitura nos oceanos da internet. Fernanda M. P. Freire, Rubens Queiroz de Almeida, Sérgio Ferreira do Amaral; Theodoro Ezequiel da Silva (coord.). 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CARVALHO, Robson Santos de. Ensinar a ler, aprender a avaliar: avaliação diagnóstica das habilidades de leitura. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. 9º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019.
CHRISTOFOLETTI, R. Padrões de manipulação no jornalismo brasileiro: fake news e a crítica de Perseu Abramo 30 anos depois. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 56-82, 2018.
FLORES, O. A leitura da charge. Canoas: Ulbra, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1986.
FERRAREZI JR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: O texto na sala de aula. João Wanderley Geraldi (Organizador). 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 39-46.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria . Ler e escrever: estratégias de produção textual / Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias. 2ª Edição. São Paulo: Contexto, 2011.
MENEGASSI, Renilson José. Perguntas de leitura. In: Leitura e ensino / Renilson José Menegassi. 2. ed. Maringá : Eduem, 2010.
PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. O Fenômeno das Fake News e a Função Social da Escola. In: Paulo Freire em tempos de fake news: edição 2O2O : artigos produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire [recurso eletrônico] / organizadores Janaina M. Abreu e Paulo Roberto Padilha. —— São Paulo : Instituto Paulo Freire, 2O2O.
ROCHA, Renata Amaral de Matos. LIMA, Bruno de Assis Freire de. O gênero charge e a construção de leitores críticos. Idioma, Rio de Janeiro, n. 30, p. 7-18, 2016.
SANTOS, Maria Celça Ferreira dos; MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Proposta de formação de leitores críticos para o combate às fake news. Revista Eletrônica do GEPPELE. Ano VI, Edição Nº 08, Vol. I. Jul/ 2020.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Elementos da Pedagogia da leitura. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Concepções de leitura e suas consequências no ensino. Perspectiva. Florianópolis, v.17, n. 31, p. 11 - 19, jan./jun. 1999.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A produção da leitura na escola. São Paulo: Ática, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).