Desafios da prática educativa dos professores de história no ensino remoto emergencial de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais

Autori

  • Kecielly Cristina Santos Gonçalves Rangel Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista
  • Sandra Regina do Amaral Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p279-293

Parole chiave:

Pandemia do COVID-19, Ensino remoto, Prática educativa

Abstract

O estudo tem por objetivo analisar desafios impostos à prática educativa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir da perspectiva de professores de História, que atuam no 1º ano do Ensino Médio de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais. Entendemos que muitos são os desafios impostos aos professores para a ressignificação da prática educativa, por isto buscou-se compreender o cenário atual e o processo de implantação do ERE e conhecer percepções dos professores participantes diante dos desafios que surgiram com a pandemia do COVID-19. A pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Os resultados apontam para dois principais desafios que se interligam: os esforços e excesso de trabalho por parte dos professores, que não alcançam o resultado esperado, diante da pouca participação do estudante, tornando preocupante o nível de aquisição de conhecimentos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar. Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010>. Acesso em: 11 jun. 2021.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. nº 22, p.89-100, jan./fev./mar./abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09>. Acesso em: 09 jun. 2021.

CRISTOVÃO, H. M.; NOBRE, I. A. M. Software educativo e objetos de aprendizagem. In: NOBRE, I. A. M.; et al. Informática na educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra/ES: IFES, p.126-159, 2011.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. Disponível em: <https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/5.-Educa%C3%A7%C3%A3o-como-Pr%C3%A1tica-da-Liberdade.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2021.

___. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. Disponível em: <https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2021.

___. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: <http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2020.

___. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: <https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IFMG. Ensino remoto emergencial. mar./out. 2020a. Disponível em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/index.php/ensino-remoto-emergencial-ere>. Acesso em 22 fev. 2021.

___. Questionário dos docentes. Apresentação dos dados da avaliação. out. 2020b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=20Pl8kzi1sw>. Acesso em: 28 jul. 2021.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: UNESCO/Cortez, 2000.

SANTANA, C. Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 42-62, set./dez. 2020. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10308>. Acesso em: 16 out. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. Disponível em: <https://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.

Pubblicato

2022-08-31

Come citare

CRISTINA SANTOS GONÇALVES RANGEL, Kecielly; REGINA DO AMARAL, Sandra. Desafios da prática educativa dos professores de história no ensino remoto emergencial de um Instituto Federal do Estado de Minas Gerais. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 279–293, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p279-293. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12729. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.