Estado, sistema educativo e gestão escolar em Moçambique

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp560-582

Parole chiave:

Sistema educativo, Gestão escolar, Dependência, Moçambique

Abstract

O artigo centra-se na análise dos principais avanços no desenho do sistema educativo moçambicano, demarcando as diferentes fases de sua história e as implicações para a gestão escolar. Com uma pesquisa qualitativa e ênfase nas etapas de revisão de literatura e análise documental, retraça o percurso sócio-histórico da constituição e consolidação desse sistema educativo e compreende as três fases que lhe demarcam as principais rupturas de seu modelo educacional: período pré-colonial, colonialismo e pós-independência nacional. Os resultados demonstram um sistema que sofreu diretamente as implicações sociais dos processos da guerra civil e, em função de sua história colonial, é marcado pelas descontinuidades, dependência internacional, tímida presença do Estado e legitimação das parcerias público-privadas com empresas de capital estrangeiro.

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Biografie autore

Camila Ferreira da Silva, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa.

Sebastião Juvêncio Rumbane, Escola de Jornalismo (Moçambique)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com bolsa CAPES/PROAFRI.

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Pubblicato

2022-06-10

Come citare

SILVA, Camila Ferreira da; RUMBANE, Sebastião Juvêncio. Estado, sistema educativo e gestão escolar em Moçambique. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 560–582, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp560-582. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12777. Acesso em: 25 nov. 2024.

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