Análise de Conceito e Análise Temática na pesquisa qualitativa em educação

Autori

  • Silas Alberto Garcia Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás.
  • Jacques de Lima Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p358-378

Parole chiave:

Análise de conceito, Análise temática, Pesquisa qualitativa, Educação

Abstract

O presente artigo, de caráter bibliográfico, sobre Análise de Conceito e Análise Temática, apresenta como problema de pesquisa o seguinte questionamento: Como realizar a Análise de Conceito e Análise Temática para analisar dados qualitativos em educação? Para responder esse questionamento essa investigação tem o objetivo de descrever e propor etapas para a realização da Análise de Conceito e Análise Temática como uma possibilidade para analisar dados qualitativos nas pesquisas em educação. A partir da investigação realizada foi possível identificar que a Análise de Conceito e a Análise Temática são muito contributivas para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas em educação. Por meio delas, os pesquisadores podem analisar diferentes tipos de problemáticas e interesses de pesquisa. Portanto, são técnicas de análise de dados que, se forem utilizadas com rigor, credibilidade e qualidade, podem auxiliar na construção de profícuos resultados de pesquisa. Além disso, em uma pesquisa mais ampla, com uma problemática mais complexa, é possível utilizá-las em conjunto, por meio da triangulação de técnicas de análise de dados.

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Biografia autore

Silas Alberto Garcia , Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência do Ensino Superior na Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC - UFG). É técnico em informática pelo IFG-Campus Inhumas. Atualmente é servidor público no Município de Goianira-Goiás, atuando como monitor de CMEi.

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Pubblicato

2022-12-23

Come citare

ALBERTO GARCIA , Silas; DE LIMA FERREIRA, Jacques. Análise de Conceito e Análise Temática na pesquisa qualitativa em educação . Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 358–378, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p358-378. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13678. Acesso em: 1 nov. 2024.

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