Processos formativos da coordenação pedagógica

o que revelam as pesquisas em educação publicadas no Brasil?

Autori

  • Greice Denker Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Andréia Roncáglio FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357

Parole chiave:

Formação Continuada, Coordenação Pedagógica, Educação básica.

Abstract

Objetiva-se compreender processos formativos da coordenação pedagógica no Brasil. Mediante busca no banco de teses e dissertações da CAPES, publicadas entre 2010-2020, encontramos 17 pesquisas que constituíram o corpus de análise. Por meio de pesquisa qualitativa, do tipo Estado da Arte, analisamos as categorias: processos formativos dos coordenadores pedagógicos; metodologias privilegiadas nas formações continuadas e os resultados obtidos nas pesquisas. Os resultados indicam a necessidade de uma política de formação continuada específica, com pautas que contemplem a sua função formadora, buscando reflexões entre a teoria e a prática. Por fim, apresentamos tendências e lacunas identificadas nas pesquisas, constituindo possibilidades de investigações e de produção de novos conhecimentos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Andréia Roncáglio, FURB

Formada em Pedagogia e Letras, com especialização em Gestão Escolar. Mestranda em Educação do PPGE da FURB e integrante do grupo de pesquisa GPFORPE.

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doutora em Educação UNICAMP. Pesquisadora da FURB/UNIVILLE e integrante do grupo de pesquisa GPFORPE e GETRAFOR.

Riferimenti bibliografici

BAIOCCHI, Juliana Cristina Chaves Buldrin. Formação do coordenador pedagogico na construção do projeto político-pedagógico das escolas da rede municipal de Hortolândia: desdobramentos de uma história. 2012. 202 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251351. Último acesso em 17 jan 2021.

BARBOSA, Liliane de Almeida. Formação continuada do coordenador pedagógico: o portfólio reflexivo como instrumento formativo. 2020. 155 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2245. Último acesso em: 17 jan 2021.

BARROS, Maria Do Desterro Melo da Rocha Nogueira. Formação continuada: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina, 167f., 2017.

BORGES, Rita de Cassia Pereira. Formação de formadores para o ensino de ciências baseado em investigação. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo: s/n., 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Dispositivos. Constitucionais Pertinentes Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Regulamentações – Normas Correlatas. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial do Interlegis, Biênio 2011/2012.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).

Carlos, Rinalda Bezerra. Um estudo sobre a formação continuada do coordenador pedagógico desenvolvida pelo CEFAPRO de Cáceres/MT. 2013. 180 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16115. Último acesso em: 17 jan 2021.

CIRIACO, Marise Leão. A formação dos coordenadores pedagógicos da Semed-Maceió: 2012-2013. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9843. Último acesso em: 17 jan 2021.

Cruz, Tatiana Rocha. Formação continuada de Coordenadores Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação de São Luís, Maranhão: proposições para a construção de práticas formativas inspiradas no pensamento de Paulo Freire. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

DOMINGUES. Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. -1. Ed. – São Paulo: Cortez, 2014.

FRANCA, Fabiana Honorio do Amaral. Processos de Formação continuada do coordenador pedagógico na rede municipal de Dourados-MS (1988-2018): caminhos, descaminhos e desafios. 135 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, 2020.

GAIO, V. M. Formação continuada do coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa (1990-2018): movimentos, possibilidades e limites. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2602. Último acesso em: 17 jan 2021.

GARCIA, Gislene. Coordenador pedagógico: dilemas na busca por uma formação de si e dos outros. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.

GENSKE, Simone; RAUSCH, Rita Buzzi. Formação continuada em serviço: memórias de professores em fase final de carreira. In: SIMPÓSIO INTEGRADO DE PESQUISA: A política educacional brasileira: desafios recentes, 14. 2016, Itajaí. Anais... Itajaí, SC: Ed. Da Univali, 2016, p. 452-464.

GIOVANI, Priscila de. Coordenador pedagógico: contribuições para sua formação. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9727 . Último acesso em: 17 jan 2021.

GOMES, Liduina Maria. Concepções de coordenadores pedagógicos acerca da sua formação continuada e desenvolvimento profissional: um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de educação de Sobral-CE. 2017. 120f. Dissertação (Mestrado acadêmico) – Universidade estadual do Ceará, centro de educação, Programa de Pós-Graduação em educação, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83312. Último acesso em: 17 jan 2021.

GOUVEIA, Beatriz; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. Edições Loyola, 2013.

KAILER, Priscila Gabriele da Luz. Formação inicial do coordenador pedagógico: o egresso (2007-2010) da Licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, Ponta Grossa, 2016. 183 f. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1207. Último acesso em: 17 jan 2021.

LIMA, Simone Moura Gonçalves de. O coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. Brasília, 2016. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em educação. 149 f. 2016.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, Antônio (coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PEREIRA, Rodnei; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Mapear os conhecimentos prévios e as necessidades formativas dos professores: uma especificidade do trabalho das Coordenadoras Pedagógicas. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (org). O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018. (Coleção o coordenador pedagógico; v.13).

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. Loyola: São Paulo, 2006.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intensões, tensões e contradições. In: Estudos e Pesquisas Educacionais – n.2, novembro 2011 – Fundação Victor Civita – São Paulo.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O que é formação? Convite ao debate e à proposição de uma definição. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (org). O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018. (Coleção o coordenador pedagógico; v.13).

REGO, Patrícia Regina Santos de Macedo. Avaliação de curso de formação continuada da 2ª Coordenadoria Regional de Educação: o atendimento às expectativas do coordenador pedagógico. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação). Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2014. 73 f.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Coordenador pedagógico: o co-organizador do ensino. Publicado em edição eletrônica de GESTÃO ESCOLAR, São Paulo, Editora Abril, Edição, v. 14, 2011.

SAVIANI, Dermeval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade da formação à ação. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 13-38

ROMAN, Marcelo Domingues. O professor coordenador pedagógico e o cotidiano escolar: um Estudo de caso etnográfico. Dissertação de mestrado: Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. São Paulo: Universidade de São Paulo / Instituto de Psicologia, 2001.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, vol. 6, núm. 19, set./dez. 2006. p. 37-50.

SCHIESSL, Marlina Oliveira. Gestão da Educação Infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3rrkynE. Aceso em: 15 jan. 2022.

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Entraves da formação centrada na escola: possibilidades de superação pela parceria da gestão na formação. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. Edições Loyola, 2013.

VERA, Rebeca Franciele. A formação continuada do professor coordenador na rede pública estadual paulista de ensino regular. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras(Campus Araraquara). 116 f. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/150136. Último acesso em: 17 jan 2021.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol.14, núm. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Pubblicato

2022-12-23

Come citare

DENKER, Greice; RONCÁGLIO, Andréia; RAUSCH, Rita Buzzi. Processos formativos da coordenação pedagógica: o que revelam as pesquisas em educação publicadas no Brasil?. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 338–357, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13734. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.