O estágio em docência na Pós-Graduação Stricto Sensu

desafios para formação do professor-pesquisador em psicologia

Autori

  • Fábio Alves Gomes Universidade do Estado do Amazonas (UEA) https://orcid.org/0000-0003-4911-1185
  • Gisele Cristina Resende Universidade Federal do Amazonas
  • Marck de Souza Torres Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14439

Parole chiave:

Estágio em docência, Didática, Psicologia

Abstract

Este artigo objetiva analisar o processo de estágio em docência de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A pesquisa foi qualitativa. Conclui-se que o estágio em docência deva envolver o processo de formação pedagógica do professor-pesquisador em Psicologia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fábio Alves Gomes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Educação (2012), habilitado em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2008) e graduado em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Didática do Ensino Superior (2014) pela Universidade Nilton Lins. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos - PPGSP/UEA.

Gisele Cristina Resende , Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Pós-doutoranda pela Universidade de Brasília no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar. Docente na Faculdade de Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Riferimenti bibliografici

ALVES, Larissa Roberta; GIACOMINI, Márcia Aparecida; TEIXEIRA, Verônica Modolo; HENRIQUES, Silvia Helena; CHAVES, Lucieli Dias Pedreschi. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, n. 23, v. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366

BALBACHEVSKY, Elizabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1, 2005, p. 285-314.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Circular n° 28/99/PR/CAPES de 26 de fevereiro de 1999 Brasília, 1999.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de área 37: Psicologia. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/psicologia-pdf

BRAUN, Virginia.; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in: Psychology, n.3, v.2, p.77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa

CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguiar; TAMBORIL, Maria Ivonete Barbosa. Formação, atuação e produção do conhecimento em Psicologia Social na Amazônia brasileira: retalhos da nossa história. TEXTOS E DEBATES, Boa Vista, n.31, p. 11-31, jan./jun. 2017. https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i31.4254

CAO, Wenjun et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry research vol. 287, 2020: 112934. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2020). Práticas e estágios remotos em psicologia no contexto da pandemia da covid-19. Brasília. Recuperado de https://site.cfp.org.br/cfp-e-abep-lancam-recomendacoes-sobre-praticas-e-estagios-remotos-em-tempos-de-pandemia/

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. PLATAFORMA SUCUPIRA. Coleta de Informações 2019. Relatório de Dados Enviados do Coleta em 11/03/2019.

COSTA, Daiene Cássia Souza da. Docência universitária e formação pedagógica: o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/dissertacao_daiene_cassia_souza_costa.pdf

CONCEIÇÃO, Juliana Santos da; NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior. Belo Horizonte/MG, v. 5, n. 1, p. 9-36, abr. 2015.Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970

CRUZ, Giseli Barreto da. Didática e docência no ensino superior. Revista brasileira de estudos pedagógicos., Brasília, v. 98, n. 250, p. 672-689, set./dez. 2017. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de; SOUZA, Jusamara. Apresentação: Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 09-18, nov. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62549

INÁCIO, Amanda Lays Monteiro; MARIANO, Maria Luíza Silva; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; OLIVEIRA, Kátya Luciene de. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rtr.v4n0.10435

JOAQUIM, Nathália de Fátima; VILAS BOAS, Ana Alice; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200005

LIBÂNEO, José Carlos. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. Texto apresentado na XII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da Universidade Católica de Goiás (UCG), 2003, p. 01-13. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/UCG%20-%20ENSINO%20DE%20GRADUA%C3%87%C3%83O%20Novo.doc Acesso em: 12 ago. 2018.

LIMEIRA, George Nunes, BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; BEZERRA, Janete de Souza. Challenges of using the new technologies in higher education in front of the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2219108415, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8415. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8415.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 45-57, set/dez. 2019. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4224/3676.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). DIRETORIA DE AVALIAÇÃO (DAV.) Documento de Área 37 - Psicologia, Brasil, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/psicologia-pdf. Acesso 06 out 2022.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271

PEREIRA, Denilson Diniz. Contextos históricos dos desafios do ensino superior na Região Amazônica. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 16, n. 24, p. 46-70, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/issue/view/1147

RESENDE, Gisele Cristina; SILVA, Iolete Ribeiro da; CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas: proposta e perspectivas para a região Amazônica. Estud. psicol., Natal, v. 24, n. 2, p. 125-135, jun. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/16784669.20190015

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação e Universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface Comum. Saúde Educ.; n.6, v.10, 117-124, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000100015

SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na Perspectiva Formativa-Reguladora: Pressupostos Teóricos e Práticos. 2ª Edição. Porto Alegre: Mediação, 2006.

SOUSA FELÍCIO, Luanna Lua; SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 433-451, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9285

PIMENTA, Selma Garrido, ANASTASIOU, Léa das. Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses

VALVERDE, Thalita Marcolan; SILVA, Albená Nunes da; PEREZ, Denise Alves; CAMPOLINA-SILVA, Gabriel Henrique; OLIVEIRA, Zulmira Medeiros Cleida Aparecida. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação: descrição de uma experiência. Revista Formação Docente., Belo Horizonte, v. 09, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

Pubblicato

2023-02-02

Come citare

GOMES, Fábio Alves; RESENDE , Gisele Cristina; TORRES, Marck de Souza. O estágio em docência na Pós-Graduação Stricto Sensu: desafios para formação do professor-pesquisador em psicologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–19.e14439, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14439. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14439. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Articoli simili

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.