Pelo olhar do Miriti
tempo de aprender e concepções de alfabetização e leitura e suas implicações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14931Parole chiave:
Programa Tempo de Aprender, Concepções de Alfabetização, Concepções de LeituraAbstract
A pesquisa analisa as concepções de alfabetização e leitura que fundamentam o “Programa Tempo de Aprender” e suas implicações pedagógicas. Evidencia-se uma concepção de alfabetização restrita à aprendizagem do SEA e uma concepção de leitura como decodificação e extração de sentidos, o que significa um retrocesso.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Alfabetização: Programa Tempo de Aprender. Brasília: MEC, 2020a. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender. Acesso em: 10 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, 2020b. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/#pna. Acesso em: 10 mar. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa Tempo de Aprender. Práticas de Alfabetização. Brasília: MEC - Sealf, 2020c Disponível em: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/5401/visualizar. Acesso em: 07 de dez. 2022.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 26. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GATTI, B. A. Análise das Políticas Públicas para Formação Continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. n. 37, jan./abr., 2008. Autores Associados, p. 57-70.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOULART, C. M. A; GONÇALVES, A. V. Aspectos semióticos da aprendizagem inicial da escrita. In: GOULART, Cecilia M. A.; WILSON, Victoria. Aprender a escrita, aprender com a escrita. São Paulo: Summus, 2013, p. 21-42.
GOULART, C. M. A; GONÇALVES, A. V. Alfabetização: linguagem e vida - uma perspectiva discursiva. Revista Brasileira de Alfabetização, n.14, 2021.
LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996.
LUCIO, E. O. Tecendo os fios da rede: o programa Pró-letramento e a tutoria na formação continuada de professores da educação básica. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes/Lucio_Elizabeth_Orofino_Dissertacao.pdf. Acesso em: 15.agosto.2022.
MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (orgs.) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MORTATTI, M. R.L. Brasil, 2091: notas sobre a “política nacional de alfabetização”. Revista Olhares, v. 7, n. 3 – Guarulhos, nov. 2019.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2013121153a8f1155045828c12733b68e/Letramento_e_capacidade_de_leitura_pra_cidadania_2004.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTOS, T. C. dos. SILVA, E. F. da. Alfabetização no Acre: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares. In: SOUZA, A. M. de; et al. (Orgs). Perspectivas para o ensino de línguas, volume 6. Rio Branco: Edufac, 2022.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: As muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 25, p. 05-17, abr. 2004 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 21 jan. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).