Entre prescrições e práticas
a necessidade de resistência dos cursos de pedagogia para a formação humana inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14986Parole chiave:
Formação de professores, Humanização, Práticas pedagógicasAbstract
Este ensaio teórico objetiva tecer reflexões sobre a inserção, nas práticas pedagógicas, em cursos de pedagogia, de uma educação que humaniza, emancipa o sujeito e promova condições para a inclusão educacional de pessoas com deficiência, mesmo que isto signifique resistir às normativas que tentam desmontar a educação. É apontado a emergência do abandono de concepções e metodologias na formação de professores que inibem e desumanizam os educandos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, p. 11.
BUENO, J. G. S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira de Educação Especial, [online], v. 3, n. 5, p.07-25, 1999.
CARMO, B. C. M. do; FUMES, N. de L. F. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e projetos pedagógicos de cursos: abordagem do ciclo de políticas para a compreensão da formação em educação especial. Debates em Educação, Alagoas, v. 12, n. especial, 2020.
CRUZ, G. O curso de pedagogia no Brasil na visão de pedagogos primordiais. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
CUNHA, M. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 9, 2009. Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=2585&dd99=view. Acessado em: 10 out. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FONSECA–JANE, C.; OMOTE, S. Os cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista e a Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 3, p. 325-342, jul./set. 2013.
FORMOSINHO, J. Dilemas e tensões da atuação da universidade frente à formação de profissionais de desenvolvimento humano. Cadernos de Pedagogia Universitária, São Paulo: USP, abr. 2009. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_8_PAE.pdf. Acesso em: 11 maio 2022.
LEITE, C; RAMOS, K. Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 25, n. 1, p. 7-27, 2012 Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100002. Acesso em: 14 out. 2022.
MACEDO, N. Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Paulistas. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professor da educação básica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1014-1035, jul./set. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/curriculum/v19n3/1809-3876-curriculum-19-03-1014.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
MAZZOTTA, M. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
OLIVEIRA, S.; SILVA, C. Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os documentos oficiais?. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais eletrônicos [...] Campina Grande: Realize Editora, 2020. s/p. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68637. Acesso em: 01 dez. 2022.
PEREIRA, C.; GUIMARÃES, S. A Educação Especial na formação de professores: um estudo sobre cursos de licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, p. 571-586, out./dez. 2019.
PIMENTA, S; ANASTASIOU, L. O docente do ensino superior. In: PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002, p. 177-200. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2015154203783f255804496822ac4d672/Pimenta__Doce770ncia_no_Ensino_Superior.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
PINHEIRO, G. Teoria curricular crítica e pós-crítica: uma perspectiva para a formação inicial de professores para a educação básica. Analecta, Guarapuava, Paraná, v. 10, n. 2, p. 11-25. jul./dez. 2009.
RUÉ, J. El aprendizaje de la autonomia: posibilidades y limites. (Cadernos de Pedagogia Universitária). São Paulo: USP, 2009. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_1_PAE.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.
SANTOS, C.; SOARES, S. Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 353-370, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1641/1641.pdf. Acessado em: 11 maio 2022.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da Educação)
SILVA, T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOARES, S. Pedagogia universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (orgs.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 93-108. Disponível em: http://books.scielo.org/id/jc8w4/pdf/nascimento-9788523208721-05.pdf. Acesso em: 18 dez. 2022.
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande. Projeto pedagógico do curso de graduação em pedagogia. Campina Grande, 2007. Disponível em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com/p/ppp-do-curso-de-pedagogia-ufcg.html. Acesso em: 20 ago. 2020.
ZABALZA, M. Os professores universitários. In: ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 106-144. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4085014/mod_resource/content/1/Zabalza%2CM_O%20ensino %20Universitário.pdf. Acesso em: 09 jan. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).