Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade

Autori

  • Dagmar Braga de Oliveira UFS
  • Marizete Lucini Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926

Parole chiave:

Educação, Currículo do Piauí, Interculturalidade

Abstract

Este artigo traz um recorte da tese “Ensino de Ciências no Currículo do Piauí (2020): legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas)”, que tem como objetivo principal compreender os legados coloniais e possíveis brechas decoloniais presentes na proposta curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí (2020), para o ensino de ciências. Neste recorte, apresentaremos parte da revisão de literatura realizada a partir dos trabalhos (dissertações e teses) produzidos no recorte temporal de 10 anos (2012 a 2021) publicados no Banco de Teses e Dissertações da Capes. No panorama de pesquisas relacionadas à temática Interculturalidade, identificamos 289 trabalhos, sendo 205 Dissertações e 84 Teses. Desse modo, a partir dos trabalhos selecionados na triagem básica iniciamos uma análise mais detalhada com a leitura dos títulos e na maioria dos casos a leitura dos resumos para assim filtrar ao máximo os trabalhos com maior aderência a nossa temática de pesquisa. Ao final, a nossa análise foi constituída por 14 dissertações e 07 teses que foram selecionadas para análise mais minuciosa onde constatamos a ausência de trabalhos envolvendo a relação da temática interculturalidade e o Currículo do Piauí.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AMORIM, VALDECIR DE ANDRADE. Currículo de Geografia do Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro: reflexos sobre o lugar e a interculturalidade nas escolas do Complexo da Maré. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE CATOLICA DE PETROPOLIS, Petrópolis, 2014. 135 f.

CANDAU, V. M. F. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010a.

DIAS, PATRICIA. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E COLONIALIDADE: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DA ALDEIA-ESCOLA ZARUP WEJ DA TERRA INDÍGENA ZORÓ. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá, 2017. 189 f.

DUSSEL, E. “Europa, modernidad y eurocentrismo”, em LANDER, Edgardo (coord.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2000.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Sociedade e Estado, v. 31, p. 51-73, 2016.

FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.

QUIJANO, A. “Colonialidad del poder y clasificación social”. Journal of world-systems research, v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

REDUA, LAIS DE SOUZA. INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SABERES SOBRE A BIODIVERSIDADE LOCAL. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, Uberaba, 2019. 98 f.

RODRIGUES, WANDA ISABEL SENATORE VARGAS. A ESCOLA URBANA E A INCLUSÃO DE ALUNOS INDÍGENAS: Os desafios do Currículo em Busca de um Diálogo Intercultural. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, Porto Velho, 2015. 113 f.

SALLES, FABIANO LANGE. A tessitura curricular em uma comunidade de aprendizagem docente multicultural: o caso da disciplina Educação Física. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 2019. 256 f.

SILVA, ANDREA NATALIA DA. CURRÍCULO E PRÁTICAS MONO/MULTI/INTERCULTURAIS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO NOVA ITAMARATI. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO, Campo Grande, 2014. 265 f.

SOARES, JOSE LOPES. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA- DCR. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, Boa Vista, 2020.100 f.

SUYEYASSU, SUEIDY PITHON. Currículo e Interculturalidade: imigrantes no ambiente multicultural em uma escola na cidade de São Paulo. Doutorado em EDUCAÇÃO (CURRÍCULO) Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, São Paulo, 2019. 203 f.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina, 2009, p. 12-43.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas, v. 5, n. 1, 2019.

WALSH, Catherine. La Interculturalidad en la Educación. Perú: Ministério de Educación, 2005. 74 p.

Pubblicato

2023-09-05

Come citare

OLIVEIRA, Dagmar Braga de; LUCINI, Marizete. Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15926, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15926. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Articoli simili

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.