O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010Parole chiave:
Criatividade, Ensino, Aprendizagem, MatemáticaAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) sobre a criatividade nos processos de ensino e aprendizagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa à compreensão de sentidos, envolvendo 24 bolsistas do PIBID e do PRP do curso de Matemática. Os achados sinalizaram a relevância de ações formativas na e para a criatividade, desvelando habilidades no campo das tecnologias, dos jogos, do pensamento convergente, do olhar diferente e do movimento da atenção.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 3, p. 62-74, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200005. Acesso em: 8 abr. 2003.
BEGHETTO Ronald A. Beatiful risk: having the courage to teach and learn creatively. Lanham: Rowman & Littefield, 2019.
BURNETT, Cyndi; FIGLIOTTI, Julia. Weaving Creativity: into every strand of your curriculum. New York: Creativity and Education, 2020. E-book.
CREATIVITYANDEDUCATION. Habilidades de pensamento criativo. Disponível em: https://creativityandeducation.com/elementary-school/infuse-creativity/. Acesso em: 02 ago. 2023
CRESWELL, John Ward. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FANIZZI, Sueli. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: reflexões e ações. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, abr./jun., 2022.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTÍNEZ, Albertina Mitijáns. Criatividade, personalidade e educação; tradução Mayra Pinto. Campinas, SP; Papirus, 1997.
NUÑES, Isauro Beltrán; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo. O professor e a formação docente: a criatividade e as crenças educativas onde estão? HOLOS, Ano 28, Vol 2, 2012.
SILVA, Vladimir Luis da. RESZKA, Maria de Fátima. Pibid e Residência Pedagógica: potencializadores na formação dos licenciados em Pedagogia e os impactos nas escolas. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, v. 2, n. 2, p. 113-137, jul./dez. 2021.
TARDIF, Maurice. Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2019.
TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2005.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).