Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado de Mato Grosso

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029

Parole chiave:

Licenciatura em Química, Projeto Pedagógico de Curso, Estágio Supervisionado

Abstract

Este artigo busca compreender como se expressa o Estágio Supervisionado obrigatório nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química de Instituições de Ensino Superior Públicas no estado de Mato Grosso? Como resultados verifica-se que as propostas de Estágio Supervisionado nos projetos analisados se apresentam de forma diferenciadas, mas que convergem na necessidade de uma melhor formação no contexto da ação pedagógica, e o paradigma de formação presente nos Projetos Pedagógicos de Cursos analisados se pautam na racionalidade prática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC/UFMT) no ano de 2016. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 2009; e Licenciado em Química no ano de 2004. Atualmente é Professor Adjunto IV da UFMT, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ) da UFMT. Avaliador de Cursos Superiores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atuou como: 1) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); 2) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e 3) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Estágio Supervisionado; Prática como Componente Curricular; Políticas Educacionais; Pesquisa Narrativa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino de Química e Ensino de Ciências.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o Programa Residência Pedagógica/Química (edição 2022), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora associada da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Atuou como Coordenadora Pedagógica da área de Ciências da Natureza na avaliação do PNLD/2021. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química.

Riferimenti bibliografici

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nº 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e nº 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Parecer CNE/CES nº 15, de 13 de dezembro de 2005. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP nº 28, de 2 de outubro de 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13272-parecer-cp-2001. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CHASSOT, Á. I. Para que(m) é útil o ensino? .2. ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.

COSTA, F.T. Políticas Curriculares para Formação de Professores de Química: A Prática como um Componente Curricular em Questão. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2012.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: Formação Docente e Transformação Social. Perspectivas em Diálogo – Revista de Educação e Sociedade. n.01, v. 01, p. 34-42, 2014.

ECHEVERRÍA, A. R; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação Superior em Química no Brasil: Práticas e Fundamentos Curriculares. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

FERREIRA, M. A. V. Uma leitura comparativa entre as resoluções n. 2/2015 e n. 2/2019. In: VEIGA, I. P. A; SANTOS, J. S. (Org.). Formação de Professores para a Educação Básica. Petrópolis-RJ: Vozes, p. 72-93, 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Ciências da Natureza com Habilitação em Química. Confresa: IFMT, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Cuiabá: IFMT, 2016.

MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

MARQUES, Mario Osorio. Formação do Profissional da Educação. 4.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

MESQUITA, N. A. S. Projeto de Pesquisa: Modelos formativos em cursos de Licenciatura em Química da Região Centro-Oeste: racionalidades instituídas entre o texto e o contexto. Goiânia: UFG/IQ, 2020.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: A Compreensão Possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Revista Ciência & Educação. n. 02, v. 09, p. 191-211, 2003.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, V. 3, N. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, p. 15-38, 2012a.

PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de Professores: unidade entre teoria e prática. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2012b.

YIN, R.K. Estudo de caso – planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

SHÖN, D. A. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-92, 1992.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Química. Cuiabá: UFMT/ICET, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Araguaia: UFMT/ICET, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química. Sinop: UFMT, 2019.

ZUCCO, C. Diretrizes Curriculares para os cursos de Química. Revista Química Nova, n. 22, p. 454-461, 1999.

Pubblicato

2024-06-26

Come citare

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado de Mato Grosso. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16029, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16029. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.