Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029Parole chiave:
Licenciatura em Química, Projeto Pedagógico de Curso, Estágio SupervisionadoAbstract
Este artigo busca compreender como se expressa o Estágio Supervisionado obrigatório nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química de Instituições de Ensino Superior Públicas no estado de Mato Grosso? Como resultados verifica-se que as propostas de Estágio Supervisionado nos projetos analisados se apresentam de forma diferenciadas, mas que convergem na necessidade de uma melhor formação no contexto da ação pedagógica, e o paradigma de formação presente nos Projetos Pedagógicos de Cursos analisados se pautam na racionalidade prática.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nº 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e nº 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Parecer CNE/CES nº 15, de 13 de dezembro de 2005. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP nº 28, de 2 de outubro de 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13272-parecer-cp-2001. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CHASSOT, Á. I. Para que(m) é útil o ensino? .2. ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
COSTA, F.T. Políticas Curriculares para Formação de Professores de Química: A Prática como um Componente Curricular em Questão. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2012.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: Formação Docente e Transformação Social. Perspectivas em Diálogo – Revista de Educação e Sociedade. n.01, v. 01, p. 34-42, 2014.
ECHEVERRÍA, A. R; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação Superior em Química no Brasil: Práticas e Fundamentos Curriculares. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
FERREIRA, M. A. V. Uma leitura comparativa entre as resoluções n. 2/2015 e n. 2/2019. In: VEIGA, I. P. A; SANTOS, J. S. (Org.). Formação de Professores para a Educação Básica. Petrópolis-RJ: Vozes, p. 72-93, 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Ciências da Natureza com Habilitação em Química. Confresa: IFMT, 2014.
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Cuiabá: IFMT, 2016.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.
MARQUES, Mario Osorio. Formação do Profissional da Educação. 4.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
MESQUITA, N. A. S. Projeto de Pesquisa: Modelos formativos em cursos de Licenciatura em Química da Região Centro-Oeste: racionalidades instituídas entre o texto e o contexto. Goiânia: UFG/IQ, 2020.
MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: A Compreensão Possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Revista Ciência & Educação. n. 02, v. 09, p. 191-211, 2003.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, V. 3, N. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
PIMENTA, S. G. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, p. 15-38, 2012a.
PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de Professores: unidade entre teoria e prática. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2012b.
YIN, R.K. Estudo de caso – planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
SHÖN, D. A. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-92, 1992.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Química. Cuiabá: UFMT/ICET, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Araguaia: UFMT/ICET, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química. Sinop: UFMT, 2019.
ZUCCO, C. Diretrizes Curriculares para os cursos de Química. Revista Química Nova, n. 22, p. 454-461, 1999.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).