Concurso público para o magistério da Bahia
uma análise crítica das provas de química
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16626Parole chiave:
Concurso público, provas de química, magistérioAbstract
O concurso público é um processo garantido por lei utilizado para selecionar candidatos, aptos a desenvolverem uma determinada função. Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa e documental, que analisou as provas para concurso público do magistério baiano com questões objetivas e discursivas da área de química nas edições 2011, 2018 e 2022. Em relação aos dados, foi identificado uma maior concentração de questões voltadas para área de química geral, e por outro lado, uma escassez de questões de química orgânica. As questões discursivas articulam os conteúdos específicos com áreas da educação como a contextualização, por exemplo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAUJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática. Entre Palavras, Fortaleza, v. 3, n.1, p. 322-334, jan./jul. 2013.
BAHIA. Lei no 8.261 de 29 de maio de 2002. Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e dá outras providências. Disponível em: https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/85404/lei-8261-02. Acesso em: 2 nov. 2022.
BAHIA, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Processo Seletivo Simplificado. Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 de 10 de novembro de 2022. Salvador: SEC-BA, 2022. Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/selecaoconcursos. Acesso em: 10 nov. 2022.
BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROS, Claudia Cristiane Andrade; SOUZA, Adriana da Silva; DUTRA; Franciny D’Esquivel; GUSMÃO; Risia Silva Chaves; CARDOSO, Berta Leni Costa. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica/MEC, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017a. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 2 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química – guia de livros didáticos – ensino médio. Brasília, DF: FNLD, 2017b.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, compilado até a Emenda Constitucional nº. 105/2019. Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/566968/CF88_EC105_livro.pdf. Acesso em: 2 nov. 2022.
CHAVES, João Victor; SOUZA; Tayná L. Schuaste de; ARONI, Marilise; BUNDCHEN, Márcia; NICHELE, Aline G. O Átomo: Investigação das Concepções dos Estudantes e o Planejamento de Proposta Didática no Contexto do Pibid. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 37., 2017, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: https://edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s15/ficha-180.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
DEFFAVERI, Maiko; MÉA, Cristina Pilla Della; FERREIRA, Vinícius Renato Thomé. Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 813-827, 2020.
DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: Ensino Médio. v. 1. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016a.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: Ensino Médio. v. 2. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016b.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: Ensino Médio. v. 3. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016c.
GALIZA, L. S. Analisando o Perfil Formativo de Professores de Química: um estudo em algumas escolas públicas do território de identidade do Vale do Jiquiriçá. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
ROSENFIELD, Cinara L. Trabalho decente e precarização. Tempo Social, São Paulo, São Paulo, V. 23, n.01, p.247-268, jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12660. Acesso em 20 de abril de 2023.
JESUS, Cláudia Santos de; SANTOS, Genivaldo Cruz; SOUZA, Vanilton Caetano Soares de. As modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do estado da Bahia e sua relação com a autonomia docente.In: SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA-ALTERIDADE, DIREITOS FUNDAMENTAIS E EDUCAÇÃO (SEMOC), 22., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: UCSAL, 2019.
SILVA JUNIOR, Jorge Adriano da; OLIVEIRA, Isabela Fadul de. A contratação em regime especial de direito administrativo (REDA) e seu impacto nas condições de trabalho docente: o caso dos professores do estado da Bahia. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, v. 6, n. 1, p. 86-105, 2019.
SILVA, Railane dos Santos; SILVA, Mara Aparecida Alves da; SILVA, José Gilberto da. Os Limites e Potencialidades de uma Oficina Temática como estratégia para o Ensino de Química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 207-230, 2020.
SILVA, M. A. A.; SILVA, J. G.; FERREIRA, L. G. Profissionalização Docente: Um estudo sobre o perfil dos Professores de Química em escolas estaduais no interior da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 20., 2021, Pernambuco. Anais [...]. Pernambuco: UFRPE/UFPE, 2021. p. 1-12. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/eneqpe2020/248002-profissionalizacao-docenteum-estudo-sobre-o-perfil-dos-professores-de-quimica-em-escolas-estaduais-nointerior-/. Acesso em: 30 abr. 2023.
TOSTES, Maiza Vaz; ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de; SILVA, Marcelo José de Souza e; PETTERLE, Ricardo Rasmussen. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, v. 42, n. 116, p. 87-99, 2018.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2009.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).