A prática alfabetizadora no ensino remoto
entre a percepção e a atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17967Parole chiave:
Formação de alfabetizadoras, Práticas de leitura e escrita, Corpo. Corporeidade. Ensino Remoto. Formação de Professores.Abstract
O ensino remoto exigiu da docência outros conhecimentos em relação à elaboração de atividades pedagógicas, para assegurar a alfabetização. Busca-se investigar a percepção de professoras alfabetizadoras em relação às propostas de atividades pedagógicas de leitura e de escrita, durante o ensino remoto, a partir da aplicação do Plano de Atividades para Casa (PAC). Assume-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionário e da realização de entrevista coletiva com professoras alfabetizadoras. Evidenciou-se nas práticas de leitura e escrita, no ensino remoto, a sensibilidade das professoras alfabetizadoras, revelando sua identidade profissional, a preocupação com o conteúdo a ser lecionado, o cuidado ao transmitir saberes e conhecimentos, a partir da realidade dos estudantes.
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