INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA

Autori

  • Nathália Rosa Santos Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Obertal da Silva Almeida Mestre na área de concentração em Fitotecnia. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Matheus Saloes Freitas Mestre em Genética e Biodiversidade, Professor do Colégio Estadual Alfredo Dutra de Itapetinga-BA
  • Nádia Amorim Pereira Mestre em Genética e Biodiversidade, Professora do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p136

Parole chiave:

Intervenções didáticas, PIBID, Biologia

Abstract

O objetivo deste trabalho é descrever as intervenções didáticas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência em três turmas de 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual Alfredo Dutra. Os dados foram analisados a partir de 9 atividades que promoveram a participação e envolvimento dos alunos ao estimular suas habilidades, aproximando teoria e prática a partir da investigação, experimentação, construção de modelos didáticos e sequência didática. O dinamismo que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência trouxe às atividades propostas deu um suporte ao ensino dos conteúdos, foi relevante para o desenvolvimento de aulas mais interativas na construção do conhecimento e foi importante tanto para os alunos quanto para o professor supervisor e os bolsistas de iniciação a docência, pois houve articulação de várias faces do ensino e da aprendizagem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Obertal da Silva Almeida, Mestre na área de concentração em Fitotecnia. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Departamento de Ciências Exatas e Naturais

Área de Ensino em Ciências

Pubblicato

2017-08-30

Come citare

SANTOS, Nathália Rosa; ALMEIDA, Obertal da Silva; FREITAS, Matheus Saloes; PEREIRA, Nádia Amorim. INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 136, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p136. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2626. Acesso em: 16 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.