Articulação da Metodologia das Ondas com as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p250-262

Parole chiave:

Interdisciplinaridade. Ensino Fundamental. Educação Ambiental.

Abstract

Como articular a Educação Ambiental no Ensino Fundamental de maneira transversal e interdisciplinar? De que forma efetivar a obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino? Tais questionamentos orientam a escrita desse artigo e se justificam tanto pela emergência das questões ambientais, quanto pela obrigatoriedade legislativa de que a Educação Ambiental esteja contemplada em todos os níveis de ensino no Brasil. São traçadas relações, com foco no Ensino Fundamental, entre os princípios e objetivos enunciados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a Metodologia das Ondas, uma proposta de formação em Educação Ambiental de maneira transversal e interdisciplinar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Alice Fogaça Monteiro, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA)

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008) e mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016). Atuou como Educadora Ambiental do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental-NEMA (2004-2011) desenvolvendo projetos com comunidades tradicionais, pescadores e mulheres. No NEMA foi coordenadora de Educação Ambiental (2009-2010) desenvolvendo projetos com formação de professores e adolescentes em vulnerabilidade social. Também atuou como educadora ambiental do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande- ProEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2009-2010). Desde 2011 atua como tutora, revisora e professora formadora e conteudistas de cursos de Educação à Distância em Universidades Federais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Educação a Distância , atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância e pesquisa em educação, educação ambiental,conservação da biodiversidade e educação popular.

Riferimenti bibliografici

BARCELOS, V. 2003. “Mentiras” que Parecem “Verdades: (Re)pensando a Educação Ambiental no Cotidiano da Escola.. In: ZAKRZEVSKI, S. B. (Org). A Educação Ambiental na Escola: Abordagens Conceituais. p.81-89. Disponível em: http://www.uri.com.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/765.pdf. Acesso em: 25/03/2017.

BRASIL, Resolução nº 02, de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25/11/ 2017.

BRASIL. Políticas de melhoria da qualidade da educação – Educação Ambiental. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Relat.pdf. Acesso em: 23/11/2017.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 25/10/2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25/10/ 2017.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25/10/2017.

BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente. 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm. Acesso em: 17/10/ 2017.

CARVALHO, I. de M. 2012. Educação Ambiental: A formação do Sujeito Ecológico. São Paulo: Cortez. 256p.

CARVALHO, I. C. M. 2004. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/og/pog/arqs/livro_ieab.pdf. Acesso em: 07/11/2017.

CARVALHO, I. C. M. 1998. Em Direção ao Mundo da Vida: Interdisciplinaridade e Educação Ambiental/ Conceitos para se fazer educação ambiental. In: Cadernos de Educação Ambiental, Brasília: IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas.

CASCINO, F. 1999. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. São Paulo: SENAC, 112p.

CRIVELLARO, C. V.; NETO, M. R.; RACHE, R. P. 2001. Ondas que te quero mar: educação ambiental para comunidades costeiras - Mentalidade marítima: relato de uma experiência. Porto Alegre: Gestal/NEMA. Disponível em: http://www.nema-rs.org.br/files/publicacoes/livro.pdf. Acesso em: 25/11/2017.

DIAS, G. F. 1994. Atividades interdisciplinares de Educação Ambiental – manual do professor. São Paulo: Global, 224p.

DUARTE JR., J. F. 2002. Fundamentos estéticos da educação. 7 ed. São Paulo: Papirus, 150p.

FAZENDA, I. C. A. 2015. Interdisciplinaridade: Didática e Prática de Ensino. Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n.6, p.9-17.

FAZENDA, I. C. A. 1992. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade e/ou ideologia. São Paulo: Loyola, 107p.

GARCÍA, D. S. 2009. Educación Ambiental: aportes políticos y pedagógicos em la construccion del campo de la educación ambiental. Buenos Aires: Jefatura de Gabinete de Ministros – Presidencia de La Nación – Desarrollo suntentable.

GONZÁLEZ-GAUDIANO, E. 2005. Interdisciplinaridade e educação ambiental: explorando novos territórios epistêmicos. In: Educação Ambiental: pesquisa e desafios. SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Org.). Porto Alegre: Artmed, p. 119 – 133.

MOURA, A. C. de O. S. de.; PIECZARKA, L. S. ; SILVA, R. M. da. 2009. Resgatando valores: uma viagem do eu ao nós. 1.ed. Rio Grande: NEMA, Disponível em: http://www.nema-rs.org.br/files/publicacoes/valores.pdf. Acesso em: 25/11/2017.

REIGOTA, M. 1994. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 112p.

SATO, M.; PASSOS, L. A.; ANJOS, A.; GAUTHIER, J. 2004. Jogo de luzes: sombras e cores de uma pesquisa em educação ambiental. Revista de Educação Pública, v.13, n.23, 31-55,

SAUVÉ, L. 2005. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago.

TRISTÃO, M. 2002. As dimensões e os desafios da educação ambiental na sociedade do conhecimento. In: Rusheinsky, Aloísio (org.). Educação Ambiental, Abordagens Múltiplas. Porto Alegre: Artmed.

Pubblicato

2019-04-25

Come citare

MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de; MONTEIRO, Alice Fogaça. Articulação da Metodologia das Ondas com as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 250–262, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p250-262. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6147. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.