ProfEPT no IFPR: cenário atual, desafios e perspectivas

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p546-563

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Mestrado Profissional, Pesquisa, Inovação, Formação Profissional, ProfEPT.

Abstract

Este artigo objetiva apresentar a trajetória do Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT) no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e as percepções dos estudantes da primeira turma em relação aos desafios e perspectivas dessa oferta com vistas na formação, na pesquisa e na inovação tecnológica. Está organizado de maneira descritiva e fundamentado na análise documental e na aplicação de questionários. O ProfEPT se propõe a: I) ofertar formação continuada numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado; II) promover o desenvolvimento de trabalhos de investigação na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão e; III) atender a demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar. Assim sendo, tem-se como resultado, que os desafios postos para o ProfEPT se constituem também como grandes perspectivas na busca de caminhos que contribuam para o processo de formação autônoma, emancipatória e comprometida com a formação de cidadãos críticos e produtores de conhecimento.

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Biografie autore

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1990), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (2001), Especialização em Exercício e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Paraná (2001), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Atualmente é professora do ProfEPT do Instituto Federal do Paraná e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas temáticas: educação a distância, educação profissional e tecnológica, formação de professores, mediação pedagógica e aprendizagem a distância. 

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2000). Doutorado na Universidade Federal do Paraná, na área de Educação e Trabalho (2011). Pós Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH - 2013-2014). Pós Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal (2015). Professora concursada do Instituto Federal do Paraná (2010), Campus Curitiba, professora da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, disciplina: Trabalho e Educação. Docente da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio e do Programa de Mestrado em Educação Profissional - ProfEPT, disciplina: Bases Conceituais da EPT. Diretora de Ensino Médio e Técnico - PROENS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Tecnologia Social - TRETS. Projetos de Pesquisa: Formação de Professores e Os egressos do Ensino Médio Técnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.

Leandro Rafael Pinto, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2011 - 2015). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2007 - 2009). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (Bacharelado e Licenciatura 2003 - 2006). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geografia Médica e da Saúde, Ensino da Geografia e Geografia Socioambiental, Climatologia Geográfica, Epistemologia da Geografia e Metodologia Científica, além de Educação e Ensino, em especial Educação Profissional e Tecnológica.. Desde 2013 é Professor do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, atuando desde 2016 como docente e coordenador local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - IA IFPR/Curitiba.

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Pubblicato

2019-08-31

Come citare

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; URBANETZ, Sandra Terezinha; PINTO, Leandro Rafael. ProfEPT no IFPR: cenário atual, desafios e perspectivas. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 546–563, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p546-563. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6894. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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