Análise dos estilos de aprendizagem de alunos do Ensino Técnico na disciplina de Operações Unitárias
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p431-452Parole chiave:
Estilos de aprendizagem, Ensino técnico e profissionalizante, Modelo de Felder-Silverman.Abstract
A necessidade de um novo perfil profissional estimula a busca por um método de ensino que supra as demandas atuais da sociedade. Este estudo teve como objetivo a análise dos diferentes estilos de aprendizagem de alunos de curso Técnico em Química da disciplina de Operações Unitárias do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, visando tornar a disciplina, que tem um caráter integrador e interdisciplinar, mais acessível ao público heterogêneo de alunos. Para identificação dos estilos de aprendizagem foi aplicado um questionário baseado no modelo Felder & Silverman (1988). Por intermédio de testes estatísticos identificou-se predominância pelo estilo intermediário. Porém, para diferentes semestres, turnos e gêneros observaram-se preferências pontuais distintas, fato que constitui um desafio ao professor mediador. Em continuação a este estudo, serão inseridas na disciplina práticas pedagógicas buscando atender os diferentes perfis de alunos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BELHOT, R.V.; FIGUEIREDO, R.S.; MALAVÉ, C.O. O Uso da Simulação no Ensino de Engenharia. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2001, Porto Alegre, RS. Anais. Porto Alegre, 2001.
BELHOT, R.V.; FREITAS, A.A.; DORNELLAS, D.V. Benefícios do Conhecimento dos Estilos de Aprendizagem no Ensino de Engenharia de Produção. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2005, Campina Grande, PB. Anais. Campina Grande, 2005.
BENFATTI, E.F.; FRANCO, L.R.; BUSTAMANTE, D.B. Ajustando as Dinâmicas Individuais e de Grupo aos Estilos de Aprendizagem para um Ambiente Virtual. Florianópolis SC, 2005.
BORGES, L. C; FERREIRA, D. F. Comparação de duas aproximações do teste t com variâncias heterogêneas através de simulação. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 23, n. 2, p. 390-403, 1999.
CURY, H.N. Estilos de Aprendizagem de Alunos de Engenharia. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2000, Ouro Preto, MG.
FELDER, R.M.; BRENT, R. Understanding Student Differences. Journal of Engineering Education, v.94, n 94 (1), p. 57-72, 2005.
FELDER, R.M.; SILVERMAN, L.K. Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Engineering Education, v.78, n.7, p. 674-681, 1988.
FELDER, R.M.; SOLOMAN, B.A. Index of Learning Styles (ILS). 1991. Disponível em: <http://www.ncsu.edu/felder-public/ILSpage.html>. Acesso em julho 2017.
FELDER, R.M.; SPURLIN, J.E. Applications, Reliability, and Validity of the Index of Learning Styles. International Journal of Engineering Education, v.21, n.1, p. 103-112, 2005.
JESUS, E.M.S ; VIEIRA, M. L. C. ; SANTOS, D. V. ; CARVALHO, A. A. . Metodologias de ensino e os estilos de aprendizagem na graduação em farmácia: um estudo piloto. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 21, p. 621-639, 2017.
KEIRSEY, DAVID & BATES, MARILYN. Please Understand Me – Character & Temperament Types. Gnosology Books Ltd. 1984
KOLB, D. Experiential learning. Englewood Cliffs. New Jersey: Prentice Hall. 1984.
KURI, Nidia Pavan. Tipos de Personalidade e Estilos de Aprendizagem: Proposições para o Ensino de Engenharia. 2004. 337 f. Tese (Doutorado) – Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.
LOPES, W.M.G. ILS – Inventário de Estilos de Aprendizagem de Felder-Saloman: Investigação de sua Validade em Estudantes Universitários de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis: Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
MYERS, Isabel Briggs; MYERS, Peter B. Gifts Differing: Understanding Personality Type. 2ª ed. Editora Nicholas Brealey Publishing. 2004.
PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO, Walter Antonio. Ensino de Engenharia: na busca do seu aprimoramento. Florianópolis: Editora da UFSC. 1997.
ROSÁRIO, Jeane de Almeida. Estilos de aprendizagem de alunos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC: O caso da disciplina de Análise e Simulação de Processos, 2006. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
SATTHERTHWAITE, F. E. An approximate distribution of estimates of variance components. Biometric Bulletin, London, v. 2, p. 110-114, 1946.
SILVA, R. B. V.; FERREIRA, D. F. Alternativas para o teste t com variâncias heterogêneas avaliadas por meio de simulação. Ciência e Agrotecnologia, Lavras , v. 27, n. 1, p. 185-191, 2003.
SNEDECOR, George W.; COCHRAN, Wilian G. Statistical Methods. 7ª edição. Editora: Iowa State University. 1980.
VALASKI, Joselaine; MALUCELLI, Andreia; REINEHR, Sheila. Revisão dos Modelos de Estilos de Aprendizagem Aplicados à Adaptação e Personalização dos Materiais de Aprendizagem. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais. Aracaju, 2011.
ZWYNO, Malgorzata S. A Contribution to Validation of Score Meaning for Felder- Soloman’s Index of Learning Styles. In: American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition, 2003, Nashville. Anais. Nashville, 2003.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).