v. 13 (2021): Número Especial

					Visualizar v. 13 (2021): Número Especial

Revista Debates em Educação | v. 13, Número Especial (2021)

Dossiê "Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias"

Dossiê "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações"

Publicado: 2021-09-29

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    i-ii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsppi-ii
  • Apresentação - Dossiê “Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias"

    Marinaide Freitas, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
    iii-x
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsppiii-x
  • Apresentação – Dossiê “Formação de professores e práticas pedagógicas: estratégias, desafios e superações"

    Carlos Alberto Vasconcelos
    xi-xvi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsppxi-xvi

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

  • Há (um) método Paulo Freire?

    Walter Omar Kohan
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp1-15
  • Os imprescindíveis de nosso tempo Paulo Freire

    Jane Paiva, Fatima Lobato Fernandes
    16-38
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp16-38
  • Paulo Freire en la EPJA de hoy y de los nuevos tiempos

    César Espinoza Picón
    39-63
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp39-63
  • As contribuições da pedagogia de Paulo Freire à difícil tarefa da construção do poder das pessoas na Venezuela

    Samuel Hilcías Carvajal Ruiz
    64-81
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp64-81
  • A inflexão marxista de práxis na pedagogia politica de Paulo Freire

    Peter Mayo
    82-99
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp82-99
  • Pedagogia da resistência implicações teórico-práticas sob a ótica freireana

    Marinaide Freitas, Anderson Menezes, Valéria Campos Cavalcante
    100-124
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp100-124
  • O golpe na elaboração intelectual de Paulo Freire a alfabetização de [jovens e] adultos na ditadura civil - militar

    Jailson Costa da Silva, Andresso Marques Torres
    125-152
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp125-152
  • O diálogo freireano em prática de educação de jovens e adultos em ambiente hospitalar

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Priscila Costa Soares
    153-174
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp153-174
  • Contribuições de Freire e Gramsci para pensar a EJA na Pandemia

    Maria Margarida Machado, Renato Ribeiro
    175-199
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp175-199
  • Resistências e esperanças em Freire reflexões acerca da educação de jovens e adultos no período de pandemia da Covid-19

    Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Cassia Cilene de Almeida Chalá Machado, Patricia Barcelos Martins
    200-227
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp200-227
  • Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA) contribuições da pedagogia freireana para a construção de um currículo que se pretende emancipador

    Emeline Dias Lódi, Adriana Regina Sanceverino
    228-246
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp228-246

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

  • Estratégias de ensino para a educação básica noturna o aluno como protagonista do aprendizado

    Carlos Alberto Vasconcelos, Natalie Batista Oliveira
    247-266
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp247-266
  • Interculturalidade e inclusão uma crítica às políticas de inclusão de surdos no Brasil

    Adriana Alves Novais Souza, Veleida Anahí da Silva, Rita de Cácia Santos Souza
    267-281
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp267-281
  • Os desafios da formação docente para atuação no contexto da escola inclusiva

    Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho, Jose Batista de Souza, Alecrisson da Silva
    282-297
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp282-297
  • A integração das TDIC no ensino da língua portuguesa

    Denson Andre Pereira da Silva Sobral
    298-321
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp298-321
  • Educação a distância interlocuções acerca da atuação e da formação do tutor

    Sendy Torres Pereira, Marcos Batinga Ferro, Maria Eliane de Andrade
    322-336
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp322-336
  • As percepções dos licenciandos sobre o curso de formação de professores em educação do campo

    Marlene Rios Melo, Daniel José Puente Chacón
    337-357
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp337-357
  • Práticas avaliativas do processo de leitura nos ciclos finais da educação de jovens e adultos

    Joseval dos Reis Miranda, João Batista Condado de Matos
    358-379
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp358-379
  • Relação entre teoria e prática pedagógica dilema antigo e ainda presente na formação de professores

    Isamary Roberta Ferreira Cézar, Nilma Margarida de Castro Crusoé
    380-391
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp380-391
  • Construção de conhecimentos na educação superior sob a égide da interdisciplinaridade que possibilidades?

    Maria de Fátima Gomes da Silva, Carlinda Leite
    392-405
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp392-405
  • Atitudes socioambientais na educação infantil um estudo em um CMEI da rede municipal de Recife-PE

    Gilvaneide Ferreira de Oliveira, Renata Carvalho da Silva
    406-422
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp406-422
  • Perspetivas dos alunos sobre as suas experiências de aprendizagem implicações para a formação docente

    Fernando Ilídio Ferreira
    423-445
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp423-445
  • Um olhar sobre as mudanças curriculares e pedagógicas a perspetiva dos líderes das escolas

    Daniela Ferreira, Louise Lima, Ariana Cosme
    446-470
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp446-470
  • Três mais um, quatro do quatro e a história da formação de professores no Brasil

    Renato Sarti, Paula Ramos
    471-491
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp471-491
  • Permanecer ou evadir-se? Perfil e expectativas de alunos de cursos superiores da UFPB

    Edineide Jezine, Emília Maria Prestes, Robson Palmeira, Adriana Diniz
    492-513
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp492-513
  • Caminhos traçados a formação de professores em educação ambiental a partir da análise integrativa

    Rodrigo Müller Marques, Jane Márcia Mazzarino
    514-536
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp514-536