CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER: A INFLUÊNCIA DA TEORIA FREIREANA NAS PRÁTICAS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p60Palavras-chave:
Campanha ‘Pé no Chão’, Práticas curriculares, Princípios freireanos.Resumo
Objetivamos discutir práticas educativas que foram orientadas pela teoria freireana na Campanha De Pé no Chão Também Se Aprende a Ler, realizada na cidade do Natal/RN, na década de 1960, enfatizando a dialogicidade de saberes em sua constituição e influência na organização curricular de ações formadoras em nossa pratica educativa atual. Para tanto, realizamos pesquisas bibliográficas e utilizamos entrevistas que registram narrativas de professores/gestores dessa experiência educacional. A teoria pedagógica freireana fundamentou as práticas educativas de professores da referida Campanha, configurando ações fundamentadas no diálogo e na articulação dos saberes acadêmicos e experienciais como elementos essenciais a elaboração de propostas curriculares de educação de adultos e crianças. Portanto, redimensionamos as proposições vivenciadas como possibilidades presentes à prática de uma educação que considere a dimensão política e cultural dos educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).