Histórias de aprendizagem e cotidiano

a narratividade compondo o currículo na/para a educação infantil

Autores

  • Sariane da Silva Pecoits Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / PMPA
  • Claines Kremer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Queila Almeida Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp517-533

Palavras-chave:

Currículo Narrativo, Educação Infantil, Narratividade

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo tecer considerações e reflexões sobre Educação Infantil e currículo. O trabalho situa-se teoricamente no campo da Pedagogia da Infância em interlocução com autores que contribuem para problematizar as prescrições curriculares para esta etapa da educação básica. São abordados os conceitos de Cotidiano e Narratividade como fios condutores da discussão, aqui considerados como elementos constitutivos de um Currículo Narrativo para a Educação Infantil. Finaliza-se com uma breve discussão sobre as Histórias de Aprendizagem como uma prática avaliativa que sustenta a articulação de ambos os conceitos na composição de um Currículo Narrativo como anuncio uma educação que valoriza os saberes, os interesses e as experiências de aprendizagem das crianças na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, M. C. S. Tempo e Cotidiano – tempos para viver a infância Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.31, n.61, p.213-222, nov. 2013.

BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. R. S. Saberes e Conhecimentos que compõem o currículo de Bebês e Crianças Pequenas. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, v. 23, n. 49, p. 47-65, 9 nov. 2018.

BARBOSA, M. C. S.; VASCONCELOS, Q. A.; PECOITS, S. S. Reflexões sobre o direito de participação das crianças na proposta da base nacional comum curricular para a Educação Infantil. 2017.

BRASIL. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a‐base.

BROUGÈRE, G. Sair da sombra: as aprendizagens cotidianas. In: BROUGÈRE, G; ULLMANN, A. (Orgs.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012. Introdução. p. 1 - 7.

BROUGÈRE, G. Uma teoria da aprendizagem adaptada: a aprendizagem como participação. In: BROGÈRE, G.; ULLMANN, A. (Orgs.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012. Cap. 21. p. 307‐320.

BRUNER, J. A construção narrativa da realidade. Critical Inquiry, v. 18(1), p. 1-21, 1991.

BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

BRUNER, J. Fabricando histórias: Direito, literatura, vida. São Paulo: Letra e Voz, 2014.

CARR, M. Assessment in Early Childhood Settings: Learning Stories. (Locais do Kindle 99). Edição do Kindle. 2001

CARR, M.; LEE, W. Learning Stories Pedagogic practices and provocations. London: 1st Edition, 2019.

CARVALHO, R. S.; FOCHI, P. S. O muro serve para separar os grandes dos pequenos: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil. Textura, Canoas, v. 18, n. 36, p. 153-170, jan./abr. 2016.

CARVALHO, R. S.; FOCHI, P. S. Pedagogia do cotidiano: reivindicações do currículo para a formação de professores. IN: CARVALHO, R. S.; FOCHI, P. S. A pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil. Brasília: Em aberto, v. 30, n. 6, p. 23-42, set./dez. 2017.

CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: 2, morar, cozinhar. Petrópolis: Artes de Fazer, 1996.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

FORMOSINHO, J.; MACHADO, J. O anónimo do século XX: a construção da pedagogia burocrática. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T.; PINAZZA, M. (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. São Paulo: Artmed, 2007.

GOODSON, I. F. “Currículo, narrativa e o futuro social”. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p.241‐252, mai./ago. 2007.

GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2013.

PECOITS, S. S.; KREMER, C.; BARBOSA, M. C. S. Pedagogia(s) da Infância, pensamento freiriano e a busca de um projeto educativo democrático. Revista OLHARES, Guarulhos, v. 9, n. 3, p.269 – 285, nov. 2021.

OLIVEIRA, I. B. O currículo como construção cotidiana. Petrópolis, RJ: DP & Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VASCONCELOS, Q. A.; PECOITS, S. S.; BARBOSA, M. C. S. Reflexões sobre o direito de participação das crianças na proposta da base nacional comum curricular para a educação infantil. Infâncias sul-americanas: crianças nas cidades, políticas e participação / Maria Leticia Nascimento, Marcia Aparecida Gobbi organizadoras. São Paulo: FEUSP, 2017. 1154 p.

VASCONCELOS, Q. A. O protagonismo das crianças como processo de aprendizagem, situado e contínuo, dos sujeitos na Escola de educação Infantil: princípios, abordagem e sustentação / Tese de doutorado. 2021. 206 f.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

DA SILVA PECOITS, Sariane; KREMER, Claines; VASCONCELOS, Queila Almeida. Histórias de aprendizagem e cotidiano: a narratividade compondo o currículo na/para a educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 517–533, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp517-533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13388. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

Artigos Semelhantes

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.