Saberes necessários ao acupunturista
um olhar a partir dos professores formadores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13417Palavras-chave:
Saberes Docentes, Acupuntura, Professor Formador, ABAResumo
Saberes inerentes a acupunturistas para uma prática eficiente é fundamental. Objetivamos analisar saberes que os acupunturistas precisam ter para desenvolver uma prática eficiente. Este estudo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, foi realizado com quatro professores formadores da Associação Brasileira de Acupuntura. As respostas foram avaliadas por análise de conteúdo, emergindo três categorias: ensinamentos além dos conteúdos; saberes para o êxito profissional e saberes do bom acupunturista. Os dados analisados evidenciaram que os saberes dos acupunturistas devem ser: disciplinares, curriculares e pedagógicos. Esses conhecimentos, não são suficientes para a formação de bons profissionais, pois precisam de saberes holísticos para lidar com as vicissitudes da pessoa humana.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_praticas_integrativas_complementares_2ed.pdf Acesso em: 24 fev. 2022.
CARNEVALE, R. C.; BRANDÃO, A. L.; FERRAZ, R. O.; BARROS, N. F. O Ensino de Acupuntura na Escola Médica: interesse e desconhecimento. Revista Brasileira de Educação Médica, Campinas (SP), v. 4, n. 01, p. 134-144, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/fdTrnmHMphTWJ9xrnpgtYtK/abstract/?lang=pt Acesso em: 24 fev. 2022.
CINTRA, M. E. R.; PEREIRA, P. P. G. Percepções de corpo identificadas entre pacientes e profissionais de medicina tradicional chinesa do Centro de Saúde Escola do Butantã. Saúde Soc. São Paulo, v. 21, n. 1, p.193-205, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/XtvxBxgGYJPB8zHgcnkLwXk/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 nov. 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100019
COLLADO, C. F.; SAMPIERI, R. H. Metodologia da Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2014.
COUTINHO, B. D.; DULCETTI, P. G. S. O Movimento Yin e Yang na Cosmologia da Medicina Chinesa. História, Ciências, Saúde, Manguinhos (RJ), v. 22, n. 3, p. 797-811, jul-set, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/YWRvdMQ73bgFzvSp7SCKryM/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 fev. 2022.
ESTEVES, J. L. S. et al. Uso da Acupuntura no Tratamento de Bruxismo. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 15, n. 1, p. 763-773, jan./jul. 2017. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4140/3114 Acesso em: 20 nov. 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.4140
FIORENTINI, D. et al. O desafio de ser professor de Matemática hoje no Brasil. IN: FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (orgs.). Cultura, Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo. Musa Editora, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GAUTHIER, C. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí (RS): Unijuí, 1998.
IORIO, R. C.; ALVARENGA, A. T.; YAMAMURA, Y. Acupuntura no Currículo Médico: Visão de Estudantes de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro (RJ), v. 28, n. 1, p. 223-233, set/dez, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/GSDnwvkHyZKVHvYVmpCXVjD/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 fev. 2022.
LUZ, G. M.; BARROS, C. S.; ARSLAN, L. M.; PAREJA FILHO, H. J.; SHUSTERMAN, RICHARD. Cuidados silenciosos no zumbir da educação: integração corpo-mente-cultura no processo de ensino-aprendizagem. 1. ed. Uberlândia, MG: Regência e Arte Editora, 2022. Disponível em: https://web.archive.org/web/20220810072321id_/https://doi.editoracubo.com.br/10.4322/978-65-86906-13-4 Acesso em: 20 nov. 2022.
MÜLLER, T. L. Práticas Integrativas e Complementares na atenção básica do Sistema Único de Saúde do município de Porto Alegre, RS: desafios atuais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/157530 Acesso em: 20 nov. 2022.
NGUYEN, V.; NGUYEN, C. R. N. Medicine Traditionelle Chinoise. Marseille (FR): Édition NVN, 1984.
NUNES, M. F.; JUNGES, J. R.; GONÇALVES, T. R.; MOTTA, M. A. A Acupuntura vai além da agulha: trajetórias de formação e atuação de acupunturistas. Saúde Soc., São Paulo (SP), v. 26, n. 1, p. 300-311, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/YY9ts75mZFyf7d9ZV46q3BM/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 fev. 2022.
MACHADO, M. M. T.; OLIVEIRA, J. C.; FECHINE, Á. D. L. Acupuntura: Conhecimento e Percepção de Professores Universitários. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 41-49, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/XsmQNfPrmcCnwWwp955dm8N/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 nov. 2022.
PIVETTA, A. Ensino e Aprendizagem sobre Medicina Tradicional Chinesa e Técnicas de Acupressão como possibilidade de cuidade em Saúde. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Greaduação em Enfermagem. Santa Maria (RS), 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/7442/PIVETTA%2c%20ADRIELI.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 nov. 2022.
ROCHA, S. P.; GALLIAN, D. M. C. A Acupuntura no Brasil: uma concepção de desafios e lutas omitidos ou esquecidos pela história – Entrevista com Dr. Evaldo Martins Leite. Interface, Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo (SP), v. 20, n. 56, p. 239-247, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/gCVLvDC85XwZVKhfKwdtPLC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 fev. 2022.
SILVA, E. D. C.; TESSER, C. D. Os predicados positivos desses docentes que se dedicam de “corpo e alma” a ação docente, os destacam dos demais por suas práticas dinâmicas e contextualizadas que se tornam referência para todos. Cad. Saúde Pública, v. 29, n. 11, nov./2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/FkQRzB95pLk64PfJgJBbnrR/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 nov. 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311x00159612
SILVA, M. G. M. Os Saberes Docentes Necessários a um Educador Matemático: o que pensam os professores-formadores numa perspectiva de formação inicial. (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal (PA), Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2011.
SILVA, M. G. M.; MALHEIRO, J. M. S.; PAULETTI, F. Os Saberes Docentes necessários a um Educador Matemático: o que pensam os Professores-Formadores numa perspectiva de Formação Inicial? E-Book VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande, 6-8 jul. 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/87870 Acesso em: 17 nov. 2022.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
TESSER, C. D.; DALLEGRAVE, D. Práticas integrativas e complementares e medicalização social: indefinições, riscos e potências na atenção primária à saúde. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 9, 2020. e00231519. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/fNcSWwm5tSXLjcxYV7ncj5p/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 nov. 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00231519
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).