Formação, práticas e saberes
constituição da identidade docente no curso de Química da UNILAB/Ceará
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v16n38pe14146Palavras-chave:
Estágio de Docência, Práticas Educativas, Identidade DocenteResumo
O artigo versa sobre a experiência desenvolvida na disciplina de Práticas Educativas III, do curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. Neste componente curricular, a formação inicial de professores é abordada a partir de práticas e saberes educativos inter-relacionados às especificidades sociais, políticas, históricas e culturais presentes nos contextos de existência dos sujeitos. Neste estudo objetiva-se compreender os limites e possibilidades da base teórica e metodológica presente na disciplina de Práticas Educativas III e seus contributos na formação e construção da identidade dos discentes de Química da Unilab. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, (MINAYO, 2014) valorizando as visões de mundo e crenças dos sujeitos que dela participaram e descritiva (GIL, 2008) que vai apresentar os fenômenos investigados, cujas estratégias de aproximação com a realidade adotadas foram a observação participante, questionário e análise documental. Os resultados das atividades aplicadas e análise documental apontam para a importância do desenvolvimento da autonomia dos profissionais em relação às escolhas teóricas e metodológicas; da problematização constante do contexto educacional; da dialogicidade como base teórica e metodológica para o desenvolvimento da disciplina como forma de enfrentamento aos processos históricos, culturais marcados pela colonialidade. Quanto ao questionário avaliativo compreendemos que a base teórica e metodológica presentes na disciplina de Prática Educativa III, contribui para a formação e construção da identidade dos discentes através de atividades aplicadas, cujo mote se apropria dos saberes da experiência como instrumento da construção da profissionalidade docente, consolidando a teoria e prático-reflexivo, estes constituintes de uma pretensa práxis libertadora em uma futura atuação docente.
Downloads
Referências
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3. ed. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GATTI, Bernadete Angelina. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa. v.47, n.166, p.1150-1164, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h9mXZyNRkNkb5Sy9KrjTrwz/?format=pdf &lang=pt. Acessado em: 20 de fevereiro de 2022.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. In: GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. Barequeçaba: Pedro & João Editores, 2010. Cap. 8. p. 81-101.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. v. 77. São Paulo: Cortez, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec, 2014.
NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia. 1997.
NÓVOA, Antônio (Org.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acessado em 07 de março de 2022.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-20, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 15-34.
SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JUNIOR, Celestino Alves da. (org.). Formação do Educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Editora da Unesp, 1996. p. 145-155.
SERRAZINA, Maria de Lurdes Marques. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, v.6, n.1, 266-283, maio 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355. Acessado em: 03 de março de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).