Condorcet e a formação profissional na gênese da sociedade contemporânea

Autores

  • Marcos Pereira Coelho Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Pereira Coelho Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14173

Palavras-chave:

Condorcet, Instrução profissional, Educação brasileira

Resumo

O artigo analisa as propostas do filósofo Condorcet (1743 – 1794) para a organização da instrução profissional na França revolucionária e estabelece um diálogo com a formação brasileira da atualidade. Concluiu-se que Condorcet pensou a instrução profissional como um instrumento de conformação dos indivíduos à sociedade nascente. Além disso, os valores liberais que o orientaram são ressignificados e adaptados à realidade brasileira em um contexto de crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pereira Coelho, Universidade Estadual de Maringá

http://lattes.cnpq.br/9995511506899095

Professor no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá e Pedagogia pela  FAINSEP - Faculdade Instituto Superior do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

João Paulo Pereira Coelho, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

http://lattes.cnpq.br/3777276328383781

Graduado em História (Universidade Estadual de Maringá, 2006) e em Pedagogia(Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, 2012), doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas Públicas e o Financiamento e a Gestão da Educação Básica; Teoria de Estado e Educação no Mundo Antigo; História das Ideias Políticas e Educação. Professor pesquisador do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Professor pesquisador do GEPTSPE/CNPq - Transformações Sociais e Pensamento Educacional.

Referências

BOTO, Carlota. A escola do homem novo. Entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da Unesp, 1996.

CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: Unicamp, 1992.

COELHO, Marcos Pereira. Condorcet - educação e instrução: a busca da perfectibilidade humana como sentido da vida. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.

COGGIOLA, Osvaldo. A primeira internacional operária e a comuna de Paris. Revista Aurora, Marília, Ano V, v. 08, p. 165 – 183, ago. 2011.

CONDORCET, Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat. Cinco memórias sobre a instrução pública. Tradução Maria das Graças Souza. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

______. Escritos sobre a instrução pública. Tradução Maria Auxiliadora Cavazzotti, Ligia Regina Klein e Fani Goldfarb Figueira. Campinas: Autores Associados, 2010.

FRANÇA. Lei Le Chapelier, de 14 de Junho de 1791. UFMG, S/D. Disponível em: < https://www.fafich.ufmg.br/hist_discip_grad/LeiChapelier.pdf >. Acesso em: 10 Jun. 2022.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções 1789-1848. Tradução Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

MACEDO, José Rivair. Viver nas Cidades Medievais. São Paulo: Moderna, 1999.

MARCANTONIO, Jonathan Hernardes. Modernidade e secularização. Revista do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, v.8, n.8, 2011. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/RFD/article/view/2605>. Acesso em: 12 ago. 2022.

MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. v. 02.

RUDÉ, George: A multidão na história: Estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra 1730-1848. Tradução Waltensir Dutra. Rio de janeiro: Ed Campus, 1991.

RUGIO, Antonio Santoni. Nostalgia do Mestre Artesão. Tradução Maria de Lourdes Menon. Campinas: Editora Autores Associados, 1998.

SILVA, Sidney Reinaldo. Instrução Pública e Formação Moral – A gênese do sujeito liberal segundo Condorcet. Campinas: Autores Associados, 2004.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

COELHO, Marcos Pereira; COELHO, João Paulo Pereira. Condorcet e a formação profissional na gênese da sociedade contemporânea. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14173, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14173. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14173. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.