Formação de professores para EJA no Brasil

educomunicação na perspectiva freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14309

Palavras-chave:

Formação de professores, EJA, Paulo Freire, Educomunicação

Resumo

Este artigo analisa algumas questões acerca da Formação de professores para Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir da perspectiva freiriana. Nesse sentido, o estudo problematiza o uso da Educomunicação, enquanto recurso, que pode ser utilizado tanto para a promoção do diálogo na formação de professores para EJA, quanto na interação de docentes com os educandos dessa modalidade. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e de cunho qualitativo e exploratório. A perspectiva de análise é fenomenológico-dialética com destaque para as contribuições de Paulo Freire. Para que a educação seja dialógica, assim como propõe o patrono de nossa educação, é preciso preparar os professores para atuar nesse horizonte. Assim, o principal resultado deste estudo é a problematização de como a Educomunicação pode ser considerada na perspectiva freiriana para promover o diálogo na formação de professores e na interação com os educandos da EJA. Espera-se que as reflexões aqui apresentadas possam contribuir para a concretização de práticas pedagógicas de autonomia e de liberdade coletivamente construídas na formação de professores e para atuação docente na EJA, bem como para o desenvolvimento de novas pesquisas a respeito dessa temática.

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Biografia do Autor

Rodrigo Otávio dos Santos, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em História pela UFPR, inserido na linha Cultura e Poder; Mestre em Tecnologia pela UTFPR, inserido na linha de pesquisa Tecnologia e Interação; Pós-graduado em Comunicacão Social e Novas Tecnologias; e formado em História pela UFPR. Todas as pesquisas versando sobre comunicação, educação, internet e História em Quadrinhos.

Contato principal para correspondência.

Elias Lourenço , SEED/PR

Possui graduação em Abi - História pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História - IBEPEX- 2003. Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História na modalidade E.J.A. - Faculdade São Brás - 2014 Cursando Mestrado na UNINTER, desde março de 2020, na linha de pesquisa de Educação e Novas Tecnologias.

 

Luis Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em Educação pela UTP. Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação e Novas Tecnologias e da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

SANTOS, Rodrigo Otávio dos; LOURENÇO , Elias; LOPES, Luis Fernando. Formação de professores para EJA no Brasil: educomunicação na perspectiva freiriana. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14309, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14309. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14309. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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