Entre prescrições e práticas

a necessidade de resistência dos cursos de pedagogia para a formação humana inclusiva

Autores

  • Pedro Carlos das Neves Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Munique Massaro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14986

Palavras-chave:

Formação de professores, Humanização, Práticas pedagógicas

Resumo

Este ensaio teórico objetiva tecer reflexões sobre a inserção, nas práticas pedagógicas, em cursos de pedagogia, de uma educação que humaniza, emancipa o sujeito e promova condições para a inclusão educacional de pessoas com deficiência, mesmo que isto signifique resistir às normativas que tentam desmontar a educação. É apontado a emergência do abandono de concepções e metodologias na formação de professores que inibem e desumanizam os educandos.

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Biografia do Autor

Pedro Carlos das Neves Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

Docente do departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

DAS NEVES JÚNIOR, Pedro Carlos; MASSARO, Munique. Entre prescrições e práticas: a necessidade de resistência dos cursos de pedagogia para a formação humana inclusiva. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14986, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14986. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14986. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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