BNCC e BNC-formação
reflexões sobre as competências, habilidades e práticas pedagógicas a partir dos documentos que norteiam a educação básica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15019Palavras-chave:
Currículo, Educação integral, Formação humanaResumo
O processo de formação de professores tem sido redesenhado para atender as exigências impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo, de natureza teórica, objetiva discutir como a BNC-formação contempla o desenvolvimento das competências gerais e específicas, articuladas com as práticas pedagógicas docentes, de modo a garantir a construção de aprendizagens essenciais preconizadas pela BNCC e possibilitar a democratização do ensino e a educação integral. Para isso, são discutidos os pressupostos teórico-metodológicos desses documentos que orientam os currículos da educação básica e formação dos professores, fazendo articulação com as práticas pedagógicas para o ensino integral e humano. Por meio da discussão, é possível refletir sobre uma série de encontros e desencontros entre a BNCC e BNC-formação, no que diz respeito ao desenvolvimento de competências, habilidades, educação integral, formação humana e saberes experienciais. Defendemos ao final que, para alcançar o processo de ensino e aprendizagem, que considere as singularidades dos estudantes, é basilar pensar na formação humana e democrática.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. das G. C. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. Disponível em: http://sta.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/433/2018/08/berbel_2011.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
BITTENCOURT, J. Educação Integral no contexto da BNCC. Revista E-curriculum, v. 17, n. 4, p. 1759-1780, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/curriculum/v17n4/1809-3876-e-curriculum-17-04-1759.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.
BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. de G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. Sistema Nacional de Educação: críticas no contexto da implantação da BNCC. Debates em Educação, v. 11, n. 25, p. 271-294, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/debateseducacao/article/view/8035. Acesso em: 29 jan. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica, 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.2, de 20 de dezembro de 2019.Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019.
COSTA, E. M.; DE MATTOS, C. C.; DA SILVA CAETANO, V. N. Implicações da BNC-formação para a universidade pública e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 896-909, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14924. Acesso em: 22 jan. 2023.
COSTA, D. V. da. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio: entre os interesses neoliberais e possibilidades de formação humana. Conjecturas, v. 22, n. 5, p. 949-964, 2022. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1066. Acesso em: 11 jan. 2023.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 53-71, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000300053. Acesso em: 10 jan. 2023.
FARIAS, I. M. S. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 155-168, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/961. Acesso em: 10 jan. 2023.
FAZENDA, I. C. A. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no ensino fundamental contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso. In: DALBEM, A. et al. Coleção Didática e Prática de Ensino Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 734p.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologias. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
GOMES, J. M.; LIMA, A. S. T. Os espaços não-formais de ensino e a prática pedagógica no Ensino Médio Integrado. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 53, p. 365-379, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5935. Acesso em: 29 jan. 2023.
LAVOURA, T. N.; ALVES, M. S.; SANTOS JUNIOR, C. de L. S. Política de formação de professores e a destruição das forças produtivas: BNC-formação em debate. Práxis Educacional, v. 16, n. 37, p. 553-577, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6405. Acesso: 21 jan. 2023.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. Goiânia: alternativa, p. 123-140, 2001.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941832/mod_resource/content/1/Artigo-Moran.pdf. Acesso em: 29 jan. 2023.
NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 2 ed. 1995.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed editora, 2010.
RICARDO, E. C. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de pesquisa, v. 40, p. 605-628, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/jhbTLVnkSMxDnWTyjxR37Ch/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Portugal, Whitebooks, 1º ed., 2014.
SILVA, A. C. C.; FARIAS, D. C. C.; GOMES, D. J. L.; SANTOS, E. S. F. dos. Prática docente no ensino superior: uma análise a partir da abordagem do ensino por competências de Philippe Perrenoud. Revista Educação em Debate, n. 81, p. 131-145, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52244. Acesso: 25 jan. 2023.
SILVA, D. de. M.; ARAÚJO, F. O.; FERREIRA, R. G. Interdisciplinaridade: reflexões sobre práticas pedagógicas no ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e8814-e8814, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8814. Acesso em: 29 jan. 2023.
SIMIONATO, M. F.; HOBOLD, M. de S. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar?. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 72-88, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000300072&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 15 jan. 2023.
SOARES, M. C. Narrativas de professores e as práticas pedagógicas: flashes narrativos no contexto da educação integral. Minas Gerais/MG, 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/38188. Acesso: 21 jan. 2023.
SOARES, P. G.; GONÇALVES, N. S.; SANTOS, T. de L.; RUPPENTHAL, R.; MELLO, E. B. BNC-Formação Continuada de Professores da Educação Básica: competências para quem?. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, p. e46011932181-e46011932181, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32181. Acesso em: 20 jan. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2014.
TAVARES, C. Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 31, n. 2, p. 141-150, 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/5436. Acesso: 27 jan. 2023.
ZANARDI, T. A. C. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire: os desafios da articulação conhecimento-tempo-território. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 1, p. 82-107, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/curriculum/v14n1/1809-3876-curriculum-14-01-00082.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).