Serviço social e educação

particularidades no contexto brasileiro e português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação, Políticas públicas

Resumo

Este artigo discute a relação entre serviço social e educação na realidade brasileira e portuguesa. Foi delineada a trajetória da organização educativa mediante as determinações sociais, históricas, políticas e econômicas que a influenciaram e a prática interventiva do assistente social frente às vulnerabilidades sociais do espaço educativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e explicativa, através de pesquisa bibliográfica e documental. Se concluiu que as particularidades dos países conduziram o desenvolvimento de suas políticas públicas e a forma como se manifestam na sociedade, deixando espaço para aprofundamento teórico em estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Laura Brandão Albuquerque Leite, Universidade de Coimbra

Programa Interdisciplinar de Doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Luana Maria Mendonça Trajano Silva, Universidade de Coimbra

Programa Interdisciplinar de Doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Maisa Gomes Brandão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Assessora Técnica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Referências

ALMEIDA, S.; MACHADO, I. MELO, S. Serviço Social em escolas e efetivação do direito à educação: representações e práticas profissionais. In: XV Congresso Português de Sociologia – Identidades em rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 29 a 31 de mar. Lisboa, 2021.

ANDRADE, A. R. Serviço Social – a garantia do direito à educação em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Mestrado em Intervenção Social na infância e juventude em risco de Exclusão Social. Porto: ISSSP, 2021.

APSS. Código Deontológico dos Assistentes Sociais em Portugal. Lisboa, 2018. Disponível em: https://www.eas.pt/wp-content/uploads/2018/12/C%C3%B3digo-Deontol%C3%B3gico-dos-Assistentes-Sociais-C%C3%B3pia-1.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.

BATISTA, I. de L.; SALVI, R. F. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2006, v. 8, n. 02, pp. 171-183. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172006080206

BENAVENTE, A. O Pacto educativo para o futuro: um instrumento estratégico para o desenvolvimento educativo em Portugal. In: Revista Iberoamericana de Educación, v. 34, p. 69-108, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 05 jun. 2023.

CAMPOS, L. D. S. O profissional de serviço social na educação infantil. 103 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista. Franca: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.

CARVALHO, F. A. O Serviço Social e a interdisciplinaridade. In: Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, p. 74-79, 2012.

CFESS. Serviço Social na Educação. Brasília-DF: Conselho Federal de Serviço Social, setembro/2001. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/SS_na_Educacao(2001).pdf Acesso em: 06 jun. 2023

CFESS. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na política de educação. 2013. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/brochuracfess_subsidios-as-educacao.pdf Acesso em: 10 jun. 2023.

DENTZ, M. V.; SILVA, R. R. D. da. Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica. In: Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 121, p. 7-31, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.011.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Trad. Stephania Matousek. Petrópolis: RJ, Vozes, 2011. Coleção textos fundantes da educação.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade?. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

IAMAMOTO, M. V. O debate contemporâneo da Reconceituação do Serviço Social: ampliação e aprofundamento do marxismo. In: Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

______. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. CFESS, ABEPSS. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CEAD/UNB, 2009.

IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 27 ed. São Paulo: Cortez: 2009.

JUNQUEIRA, L. A. P. Descentralização, intersetorialidade e rede na gestão da cidade. In: Organ. Soc., Salvador, v. 11, p. 129-139, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9110009.

KULLOK, M. G. B. Relação professor-aluno no contexto ensino-aprendizagem: as exigências na atualidade. In: KULLOK, Maisa Gomes Brandão (Org.). Relação professor-aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: Edufal, 2002.

MARQUES, M. O modelo educativo das escolas profissionais: um campo potencial de inovação. Lisboa: Educa, 1993.

MARTINS, E. B. C. Educação e serviço social: elo para a construção da cidadania [online]. São Paulo: Editora UNESP. 2012. 277 p. ISBN 978-85-3930-243-7.

MARTINS, E. B. C. O rebatimento das expressões da questão social no cotidiano escolar e a contribuição do serviço social. In: DAVID, CM., et al., orgs. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Desafios contemporâneos collection, p. 216-236. ISBN 978-85-7983-622-0.

MENDONÇA, A. M. A. Problemática do Insucesso Escolar: a escolaridade obrigatória no Arquipélago da Madeira em finais do século XX (1994-2000). Dissertação para a obtenção do grau de Doutor em Sociologia da Educação. Madeira, Portugal: Universidade da Madeira, 2006.

NOGUEIRA, B. C. de A. A intervenção do serviço social nas escolas TEIP: mais perto para chegar mais longe. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Mestrado em Serviço Social. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2011.

OLIVEIRA, J. L. R. de. Explorando outros cenários: o Serviço Social no espaço escolar. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. João Pessoa: UFPB, 2013.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. 72 p.

PORTUGAL. Constituição de 11 de abril de 1933. Disponível em: https://www.parlamento.pt/Parlamento/Documents/CRP-1933.pdf Acesso em: 15 jun. 2023.

PORTUGAL. Lei n.º 40 de 14 de outubro de 1986. Lei de Bases do Sistema Educativo. Disponível em: https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1744&tabela=leis&so_miolo Acesso em: 15 jun. 2023.

SCHNEIDER, G.; HERNANDORENA, M. do C. Serviço Social na Educação: perspectivas e possibilidades. Porto Alegre: CMC, 2012.

SEBASTIÃO, J. e CORREIA, S. V. A democratização do ensino em Portugal. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/Escola Superior de Educação de Santarém. Santarém: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, 2007.

VIEIRA, A. M. S. M.; VIEIRA, R. A escola em busca de profissionais sociais: narrativas sobre mediação escolar. In: Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 10, 2009, Bragança. Anais eletrônicos. Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2009. p. 1 – 12. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/464/1/A%20escola%20em%20busca%20de%20profissionais%20sociais_narrativas%20sobre%20.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

LEITE, Anna Laura Brandão Albuquerque; SILVA, Luana Maria Mendonça Trajano; BRANDÃO, Maisa Gomes. Serviço social e educação: particularidades no contexto brasileiro e português. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15849, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15849. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artigos Semelhantes

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.