E-dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de Educação
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16216Palavras-chave:
e-Dialogicidade, Ciência Aberta, Ciência dos Dados, Periódicos Educacionais, TDICResumo
Esta pesquisa investiga as fontes de diálogo existentes nos periódicos nacionais da área da Educação, com ênfase nos elementos regulatórios que modelam a abertura de dados e constitui a Ciência Aberta nas interfaces periodizadas. O elemento que caracteriza o diálogo nesses ambientes é a e-dialogicidade que define-se pela midiatização do diálogo comum por meio da usabilidade de um dispositivo digital. O objetivo desse estudo é caracterizar a ocorrência de mecanismos e-dialógicos prevalecentes nos periódicos educacionais, identificando os elementos de e-dialogicidade presentes na divulgação científica nos periódicos brasileiros da educação disponibilizados nos portais Scielo Brasil e Educ@/FCC. A pesquisa teve caráter qualitativo, com estudo documental da e-dialogicidade nos periódicos brasileiros para evidenciar a estrutura dos periódicos nacionais e o perfil comunicativo das interfaces disponíveis utilizando a análise de conteúdos. Os resultados mostram de que forma a e-dialogicidade está presente nos periódicos educacionais e como se estrutura, podendo se dar em ambientes de midiatização de dados acadêmicos ou em redes sociais que estimulam a partilha de pesquisas científicas e o feedback de especialistas e leitores não-especializados ou não-informatizados, promovendo a abertura de dados na perspectiva do diálogo democrático e servindo de ferramenta potencial para a formação em cidadania.
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