El derecho a la educación en la triple frontera

Argentina, Brasil y Paraguay

Autores/as

  • Márcia Cossetin Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Cassia Alessandra Domiciano Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16639

Palabras clave:

Derecho a la educación, América Latina, Educación Obligatoria

Resumen

El artículo objetiva comprehender como los países de la triple frontera, formada por Argentina, Brasil y Paraguay, organizan la enseñanza obligatoria, situando el sector privado en la provisión de educación. Por medio de una investigación cualitativa con enfoque documental, los elementos investigados indican que gran parte de la enseñanza obligatoria es ofrecida por el sector público, aunque exista incentivo legal para la subvención pública de la oferta privada, denotando el complejo proceso que implica la responsabilidad del Estado en la efectuación del derecho a la educación.

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Biografía del autor/a

Márcia Cossetin, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017), Mestre em Educação (2012), Especialista em História da Educação Brasileira (2008) e Graduada em Pedagogia (2005), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Atualmente atua como Professora Adjunta no Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH - na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social - GEPPES/Unioeste/PR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - GREPPE/PR-UNILA/Unicamp. É membro da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe), da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). 

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestra em educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-RC) e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Desenvolve trabalhos na área de Política, Gestão e Financiamento da Educação, com ênfase na Educação Infantil. Cursou especialização voltada para o desenvolvimento das relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral, oferecida pela Universidade de Franca. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná do curso de Pedagogia e Licenciaturas, está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe), na Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal da Integração Latino-Americana e o Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE-UFPR). É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca) e da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPE).

Citas

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Publicado

2023-12-20

Cómo citar

COSSETIN, Márcia; DOMICIANO, Cassia Alessandra. El derecho a la educación en la triple frontera: Argentina, Brasil y Paraguay. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16639, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16639. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16639. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

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