A fluidez do Espaço Esco(Lar) em tempos de pandemia no Amazonas

.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17539

Palavras-chave:

Covid-19, Topos-Escolar Barrado, Liquidez Pandêmica, Medo Virtual

Resumo

Em 2020, a pandemia de Covid-19 emerge como um evento inesperado e impactante no meio ambiente, assemelhando-se àquelas situações descritas por Tuan como "paisagens do medo". O necessário confinamento e distanciamento social conduziram a um uso intenso das tecnologias de comunicação, especialmente das redes sociais, intensificando a fluidez nas relações com repercussões sociais e educacionais. Diante disso, esta pesquisa analisou a percepção de professores e alunos do Amazonas sobre a dinâmica social e educacional no âmbito doméstico e escolar. No percurso metodológico, de caráter qualitativo, empregaram-se pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com 30 professores e 30 estudantes do 3º ano do ensino médio, além de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o lar assumiu a configuração de "Espaço Esco(lar)", tornando-se um ponto de convergência de demandas, onde a fluidez nas relações se tornou uma característica marcante do contexto pandêmico recente, e o acesso à educação foi temporariamente comprometido, adquirindo novas e urgentes configurações. Além do perigo iminente de contágio pela Covid-19, outros medos e ameaças emergiram de maneira difusa entre professores e alunos durante a pandemia, assumindo a forma de "medo líquido". Ao retornar à escola, observou-se que a sensação de fobia estava diretamente relacionada ao temor de frequentar locais que pudessem representar risco de contágio, aqui denominado "virulofugare", associado à sensação ou intenção de evitar ambientes contaminados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Nunes de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, (2024). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade pela UFAM, (2016); Especialista em Filosofia pela UFAM, (2006). Licenciado em Filosofia pela UFAM (2000); Atua como Professor da Rede Pública e Privada do Amazonas - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia/Universidade Federal do Amazonas.

Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Universidade Federal do Amazonas

Bióloga, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009). Professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, atualmente está como Vice-chefe do Departamento de Biologia. Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/UFAM e do Programa de Mestrado Profissional para Ensino das Ciências Ambientais ? PROFCIAMB/UFAM. Tem experiência em gestão de CT&I, educação ambiental e sustentabilidade na Amazônia. Foi Secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Chefe do Departamento de Difusão da Ciência, Diretora Técnico científica e Diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, Chefe da Divisão de Educação Ambiental do Centro de Ciências do Ambiente - CCA/UFAM e Coordenadora Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/UFAM.

Referências

AMAZONAS, Decreto nº 42061 de 16/03/2020. Diário Oficial do Estado do Amazonas, 16 mar. 2020. DISPÕE sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCOV), e INSTITUI o Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao COVID-19. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391375 .Acesso em: 25 jun. 2023.

AMAZONAS, Decreto nº 42099 de 21/03/2020. Diário Oficial do Estado do Amazonas, 21 mar. 2020. Dispõe sobre medidas complementares temporárias, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391194. Acesso em: 25 jun. 2023.

AMAZONAS, Decreto nº 42608 de 06/08/2020. DISPÕE sobre a autorização para a retomada das atividades escolares presenciais, do ensino médio e fundamental, no âmbito da rede pública estadual de ensino, na cidade de Manaus, e estabelece normas e recomendações para o retorno gradual de tais atividades. Diário Oficial do Estado do Amazonas, 06 ago. 2020. Disponível em: https://www.transparencia.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/DECRETO-n.-42.608-de-06-de-agosto-de-2020.pdf . Acesso em 29 dez. 2023.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 25 set. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016, 279 p.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Z. 44 cartas do mundo líquido-moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

BAUMAN, Z. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BRANCALION, Pedro HS et al. Emerging threats linking tropical deforestation and the COVID-19 pandemic. Perspectives in ecology and conservation, v. 18, n. 4, p. 243-246, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pecon.2020.09.006 . Acesso em 21 dez. 2023.

BRUSSIO, Josenildo Campos. Apresentação: O Imaginário do medo em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/14671. Acesso em 05 jan. 2024.

CABRAL, A. NICK, E. Dicionário Técnico de Psicologia. São Paulo: Cultrix, 2006.

CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio; DE OLIVEIRA, André Ferreira; DO AMARAL, Raquel Domingues. O direito fundamental a saúde na intersecção da crise ambiental com a pandemia da covid-19. Revista Juridica, v. 5, n. 62, p. 596-634, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v5i62.4989 . Acesso em 21 dez. 2023.

CHEMAMA, Roland. Dicionário de Psicanálise. trad. Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes, 1995.

COELHO, Tatiana Costa; REIS, Jennyfer Gregório. A educação e o “novo normal”: uma análise do teletrabalho em período de pandemia. 2021.Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/caderno/article/view/967/838 . Acesso em: 18 dez. 2023.

DA CONCEIÇÃO SILVA, Delmira Santos; DOS SANTOS, Marília Barbosa; SOARES, Maria José Nascimento. Impactos causados pela COVID-19: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 128-147, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10722 . Acesso em: 18 dez 2023.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2010.

FISCHER, Gustave N. Psicologia Social do Ambiente. 2ª ed. Ed. INSTITUTO PIAGET.

Lisboa, 1994.

FRANCO, M. Análise de conteúdo. Liber Livro Editora, 2005.

FREUD, Sigmund. “O Estranho”. In: Uma neurose infantil e outros trabalhos. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XVII. p. 235-267, 1996.

GALVÃO, M. A história da medicina em Manaus. Manaus: Valer, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa Elaboração, aplicação e análise de conteúdo. São Paulo: Pedro e João, 2020.

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 1263-1267, 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012 . Acesso em: 08 nov. 2023.

MARTINI, Mariano et al. The Spanish Influenza Pandemic: a lesson from history 100 years after 1918. Journal of preventive medicine and hygiene, v. 60, n. 1, p. E64, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6477554/ . Acesso em: 25 jun. 2023.

MINAYO, Maria Cecília. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias.Revista pesquisa qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7429265/mod_resource/content/1/amostragem%20e%20saturac%CC%A7a%CC%83o%20pesq%20qualitat%20Minayo%202017.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

MORIN, E. A natureza da natureza. Porto Alegre: sulina, 2002

OLIVEIRA, R. O espaço da casa e sua ressignificação durante a pandemia de COVID-19. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Criciúma, 2022. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10497 . Acesso em: 05 de jan.2024.

PIERRO, Bruno de; JACOBI, Pedro Roberto. Crise Ambiental e Pandemia: descaminhos no Brasil e Rumos para uma Nova Governança. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 10, n. 2, p. 9-25, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i2.p09-25 Acesso em: 21 dez. 2023.

SALGUEIRO, M. COVID–19 e medo Social: vivências emocionais em tempos de pandemia. Um mundo de incertezas: as leituras possíveis de um tempo pandémico, p. 95-111, 2021. Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.net/11144/5076. Acesso em 05 jan. 2024.

SILVA, D. O Programa Mais Médicos no Amazonas: um olhar sobre a força de trabalho médica e a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Dissertação (mestrado) – Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24058/2/ve_Diego_Ferreira_ENSP_2017.pdf . Acesso em 22 dez. 2023.

SILVEIRA, R; PINHEIRO, R. Entendendo a necessidade de médicos no interior da Amazônia – Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 38 (4) : 451-459, 2014. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/rbem/v38n4/06.pdf> Acesso em 13 de jan. 2021.

SCHÜLER, Donaldo. Heráclito e seu (dis)curso. Porto Alegre: LP&M, 2000.

TAUBENBERGER, Jeffery K.; MORENS, David M. 1918 Influenza: the mother of all pandemics. Revista Biomedica, v. 17, n. 1, p. 69-79, 2006. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/revbio/bio-2006/bio061i.pdf . Acesso em: 25 jun. 2023.

TOLLEFSON, Jeff. Why deforestation and extinctions make pandemics more likely. Nature, v. 584, n. 7820, p. 175-177, 2020. Disponível em: http://www.nature.com/nature/index.html . Acesso em 21 dez.2023.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2013.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v.22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977 . Acesso em: 25 jun.2023.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

SOUZA, Ivan Nunes de; SIMÃO, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro. A fluidez do Espaço Esco(Lar) em tempos de pandemia no Amazonas: . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17539, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17539. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17539. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.